INAUGURAÇÃO DO BLOG

05 de JULHO de 2010

Visualizações

AUTOR DO BLOG

AUTOR  DO  BLOG
Estervalder Freire dos Santos - Ó Wall; sou blogueiro desde 2010. Terminei o Ensino Médio em 1988, não tenho Ensino Superior, Criei o Blog Só Pudia Ser Ó Wal com a ajuda dos amigos: Cristiane Sousa, Ibermon Macena, Jackson Douglas, Junior Cunha e Rodrigo Viany. Sou totalmente eclético só para expor minhas ideologias.... O blog possuí muitos textos, mas nada especifico, acredito que sejam um pouco de tudo e pouco do nada, mas também há outros. Divirta-se.

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

175º Aniversário do Ernesto Carneiro Ribeiro vira doodle no google

O 175º Aniversário do Ernesto Carneiro Ribeiro está sendo comemorado pelo Google nesta sexta-feira (12). A página inicial do buscador Google traz uma arte que homenageia um médico, professor, linguista e educador brasileiro, afro-descendente, conhecido entre os historiadores brasileiros por exemplo pela polêmica mantida com Ruy Barbosa, seu ex-aluno, acerca da revisão ortográfica do Código Civil Brasileiro, Ernesto Carneiro Ribeiro. Ernesto nasceu Carneiro Ribeiro na cidade e Ilha de Itaparica, na Baía de Todos os Santos, onde aprendeu os primeiros fundamentos educacionais. Dali, mudou-se para a Capital, onde realizou os estudos de humanidades – preparatórios para a Faculdade de Medicina da Bahia, onde finalmente diplomou-se em 1854. Já como estudante dedica-se ao magistério, sobretudo no Ginásio Baiano, de Abílio César Borges – já consagrado educador. Em 1874 fundou o Colégio da Bahia, que durou até 1883. No ano seguinte fundou um colégio com seu nome. Participou, quando recém-proclamada a República, de uma comissão formada pelo governador Manuel Vitorino, destinada a elaborar um plano de ação educacional. No ano de 1902 Carneiro Ribeiro foi incumbido, por J. J. Seabra, de realizar a revisão do Projeto de Código Civil, apresentado por Clóvis Beviláqua que pela primeira vez iria viger no Brasil – então regido por antigas e esparsas leis das Ordenações filipinas. Para tanto, foi-lhe dado o prazo de apenas quatro dias – que cumpriu, de forma lapidar. Por razões políticas – Seabra era antigo desafeto e adversário político, na Bahia – Ruy Barbosa engendrou ali uma importante polêmica, que serviu para revelar o profundo conhecimento filológico de Carneiro Ribeiro, refutando as críticas do ex-aluno (vide a obra “A Redação do Projeto do Código Civil e a Replica do Dr. Ruy Barbosa pelo Dr. Ernesto Carneiro Ribeiro – lente jubilado do governador da Bahia, Bahia, 1905, 899 páginas). O estudioso expôs e defendeu a normatização de peculiaridades do idioma português, falado no Brasil – diferente das gramáticas então existentes – sendo neste particular o pioneiro no país. Ernesto Carneiro Ribeiro era casado com Maria Francisca Ribeiro, com quem teve vários filhos, alguns dos quais seguiram-lhe a carreira como professores, com destaque para o quarto deles, Helvécio Carneiro Ribeiro, e Maria Judith Carneiro Cesar Pires, avó da cantora e compositora baiana Sylvia Patricia. Sua principal obra – Serões Gramaticais – publicada inicialmente em 1890 e reeditada em 1915, constitui-se num “verdadeiro monumento da língua portuguesa” (no dizer de Antônio Loureiro de Souza, in “Bahianos Ilustres”, Salvador, 1949).
Doodle homenageia historiador brasileiro Ernesto Carneiro Ribeir. Ribeiro foi responsável pela normatização de peculiaridades do português brasileiro e foi professor de Ruy Barbosa e Euclides da Cunha. Em seu 175º aniversário, o historiador Ernesto Carneiro Ribeiro é o homenageado do dia no Doodle do Google. Na homepage do buscador, uma animação de Ernesto escrevendo pode ser vista. Foi um dos primeiros estudiosos negros do país e chegou a ser professor de Ruy Barbosa, com quem teve polêmica sobre a revisão ortográfica do Código Civil Brasileiro. Nascido na Ilha de Itaparica, localizado na Baía de Todos os Santos, Bahia, se dedicou aos estudos desde pequeno e, já professor consagrado participou, quando recém-proclamada a República, de uma comissão destinada a elaborar um plano de ação educacional. Foi responsável pela normatização de peculiaridades do português brasileiro. Entre seus alunos, teve, além de Ruy Barbosa, grandes nomes como Euclides da Cunha e Rodrigues Lima. Ó Wall!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário