INAUGURAÇÃO DO BLOG

05 de JULHO de 2010

Visualizações

AUTOR DO BLOG

AUTOR  DO  BLOG
Estervalder Freire dos Santos - Ó Wall; sou blogueiro desde 2010. Terminei o Ensino Médio em 1988, não tenho Ensino Superior, Criei o Blog Só Pudia Ser Ó Wal com a ajuda dos amigos: Cristiane Sousa, Ibermon Macena, Jackson Douglas, Junior Cunha e Rodrigo Viany. Sou totalmente eclético só para expor minhas ideologias.... O blog possuí muitos textos, mas nada especifico, acredito que sejam um pouco de tudo e pouco do nada, mas também há outros. Divirta-se.

sábado, 23 de maio de 2015

Pesquisa científica para o combate à dengue - 1ª Parte

Por: Adriano Ferrarez
Comentário: Pesquisa com impacto na saúde e no bem-estar do povo. Muito importante incentivar trabalhos como esses. Que os resultados possam se estender a todos os municípios do estado do Rio de Janeiro e do Brasil. Congratulações aos pesquisadores da Universidade Darcy Ribeiro.
Uma armadilha contra mosquitos - O pesquisador Adriano Rodrigues de Paula mostra a armadilha de PET transparente. De acordo com o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde (MS), só neste ano de 2015, cerca de meio milhão de novos casos de dengue foram notificados em todo o Brasil. Isso significa que, nos primeiros meses do ano, houve em torno de 200 registros da doença, por hora, o que representa um aumento de 240% no número de casos em relação ao mesmo período do ano passado. E não havendo, por ora, vacina, a melhor profilaxia contra as recorrentes epidemias de dengue ainda é combater o vetor – o mosquito Aedes aegypti – seja na forma adulta ou na fase de larvas. Para isso, uma equipe da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), coordenada pelo biólogo e pesquisador Adriano Rodrigues de Paula e supervisionada pelo pesquisador Richard Ian Samuels, desenvolveu um método simples, de baixo custo e bastante eficaz: uma nova armadilha que, somada a uma forma biológica de controle, promete ajudar a conter o número de mosquitos transmissores da dengue. Segundo o biólogo, o projeto teve início ao se observar que o fungo da espécieMetarhizium anisopliae, encontrado na natureza, apresenta patogenicidade e virulência para vários tipos de insetos. A ideia, então, foi verificar se o fungo também seria patogênico para o mosquito da dengue. “A partir de 2005, começamos uma série de experimentos em laboratório, que nos fizeram chegar a determinadas formulações, preparadas com o fungo, que se mostraram 100% letais tanto para larvas quanto para mosquitos adultos”, entusiasma-se Adriano. A partir daí, os pesquisadores começaram a pensar como poderiam usar esse dado para combater o vetor da dengue. “Como já sabíamos que o mosquito A. aegypti é atraído por lugares escuros e superfícies pretas, resolvemos unir as duas informações e desenvolvemos a armadilha, que está sendo patenteada”, comemora o pesquisador. Ele destaca que a grande vantagem dessa armadilha é ser feita com materiais baratos. Além disso, o fungo só é tóxico para os mosquitos, diferente de outros métodos que usam inseticidas sintéticos e podem gerar problemas para os seres humanos.
Ó Wall!! Continua..

Nenhum comentário:

Postar um comentário