INAUGURAÇÃO DO BLOG

05 de JULHO de 2010

Visualizações

AUTOR DO BLOG

AUTOR  DO  BLOG
Estervalder Freire dos Santos - Ó Wall; sou blogueiro desde 2010. Terminei o Ensino Médio em 1988, não tenho Ensino Superior, Criei o Blog Só Pudia Ser Ó Wal com a ajuda dos amigos: Cristiane Sousa, Ibermon Macena, Jackson Douglas, Junior Cunha e Rodrigo Viany. Sou totalmente eclético só para expor minhas ideologias.... O blog possuí muitos textos, mas nada especifico, acredito que sejam um pouco de tudo e pouco do nada, mas também há outros. Divirta-se.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

21 de Junho - Inicio do Inverno

O inverno do hemisfério norte é chamado de "inverno boreal", e o do hemisfério sul é chamado de "inverno austral". O "inverno boreal" tem início com o solstício de inverno no hemisfério norte, que ocorre por volta de 21 de dezembro, e termina com o equinócio de primavera, que acontece perto de 20 de março nesse mesmo hemisfério. O "inverno austral" tem início com o solstício de inverno no hemisfério sul, que ocorre por volta de 21 de junho, e termina com o equinócio de primavera, que acontece perto de 21 de Setembro nesse mesmo hemisfério. O inverno é caracterizado, principalmente, pelas baixas temperaturas. Durante a estação, várias espécies de animais, principalmente de pássaros, migram para outras regiões mais quentes. Outros animais, como ursos, hibernam nesse período, reduzindo grandemente sua atividade metabólica. Em muitas regiões, pode ocorrer a incidência de neve e geadas. As noites são mais longas que os dias nas regiões onde é inverno, visto que a incidência de raios solares é menor nessa porção da Terra. Durante essa estação do ano, várias espécies de aves migram para outros locais com o intuito de fugir do frio. Engloba parte dos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março no hemisfério norte, e junho, julho, agosto e setembro no hemisfério sul. Isto acontece porque os raios solares incidem praticamente perpendicularmente no hemisfério onde acontece o verão e consequentemente, têm uma incidência tangencial no hemisfério oposto, causando o tempo invernoso.
Bom, o primeiro dia do inverno começou com tempo instável no leste paraibano e previsão de mais chuva para as próximas 24 horas no Litoral, Agreste e Brejo. A nova estação teve início às 2h04 desta sexta-feira (21). Segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), durante o período que antecede a primavera, os termômetros podem chegar a 15 ºC em algumas cidades paraibanas.
“No solstício de inverno, neste dia 21 de junho, em todo o Hemisfério Sul, o sol atinge a maior distância da Terra em relação à Linha do Equador, proporcionando a noite mais longa do ano, já que o sol se põe mais cedo. Estas são algumas das principais características desta estação: os dias mais curtos e as noites mais longas”, explicou a Aesa. Outra peculiaridade da nova estação, que se estende até o dia 22 de setembro, é o aumento da amplitude térmica: em alguns municípios do Cariri paraibano, os termômetros podem variar entre 15 ºC e 30 ºC. “Além das temperaturas mais amenas, temos esta forte variação. Madrugadas de frio intenso e forte calor no início das tardes, principalmente nos meses de julho e agosto”, completou. Ó Wall!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário