INAUGURAÇÃO DO BLOG

05 de JULHO de 2010

Visualizações

AUTOR DO BLOG

AUTOR  DO  BLOG
Estervalder Freire dos Santos - Ó Wall; sou blogueiro desde 2010. Terminei o Ensino Médio em 1988, não tenho Ensino Superior, Criei o Blog Só Pudia Ser Ó Wal com a ajuda dos amigos: Cristiane Sousa, Ibermon Macena, Jackson Douglas, Junior Cunha e Rodrigo Viany. Sou totalmente eclético só para expor minhas ideologias.... O blog possuí muitos textos, mas nada especifico, acredito que sejam um pouco de tudo e pouco do nada, mas também há outros. Divirta-se.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Controversas X Proibições

Gente, não importa o quanto pensemos que somos livres em nossa sociedade; desde que o mundo é mundo sempre há algo proibido. Algumas coisas não nos afetam, mas outras sim. Vejam se vocês concordam comigo, na minha opinião cito a vocês uma lista de 10 coisas que eu acho ser proibidas e controversas ao redor do globo.
10. GORDURA TRANS - A indústria alimentícia é a favor da gordura trans, pois possibilita que os produtos permaneçam frescos por mais tempo e também são mais baratos, o que reduz o custo da produção. A principal preocupação com a gordura trans é o que ela pode fazer ao corpo: colesterol alto e em alguns casos, doenças cardíacas.
09. ANDADOR PARA BEBÊ - Até mesmo um simples andador para bebê pode causar alvoroço. Em 2004, o Ministro da Saúde canadense anunciou a sua proibição. O ministério afirmou que entre 1990 e 2002, houve 1,935 relatos de crianças que se machucaram por conta dos andadores. Foi determinado que crianças pequenas “não tem a prática necessária, reflexo ou habilidade cognitiva para usar seguramente o produto”. Um Fato curioso: Muitos pais acreditam que andadores para bebê ensinam a criança a andar mais rápido.
08. LÂMPADA INCANDESCENTE - Com o uso da lâmpada fluorescente que dura mais de cinco anos e utiliza 75% menos de energia, alguns países decretaram leis para interromper o uso das lâmpadas incandescentes. Um Fato curioso: A lâmpada fluorescente compacta, como todas outras lâmpadas fluorescentes, contém mercúrio, que é extremamente tóxico para humanos e animais.
07. CHICLETES - Quem assistiu a Fantástica Fábrica de Chocolates, provavelmente vai lembrar, ao ler esse tópico, da personagem Violet Beauregarde, a menina que mascava chiclete incontrolavelmente. A goma de mascar foi proibida em Cingapura em 1992 e a lei revisada em 2004. Um dos fatores para a proibição foi por conta de atos como colar o chiclete em bancos, mesas e em portas com sensores. O governo de Cingapura, em 2004, reconheceu os benefícios para saúde de alguns chicletes tais como os sem açúcar que contém substâncias que fortalecem o esmalte dos dentes.
06. FUMAR EM FILMES OU NA TV - O primeiro país a proibir a veiculação de imagens do consumo de tabaco em filmes e programas de televisão foi a Índia, em 2005. Quando um ator fuma ou consome tabaco na tela, os canais de televisão devem borrar a cena. Para os filmes que contém tais cenas, aparece um texto no meio da cena que avisa os perigos que o tabaco causa. Um Fato curioso: No começo do ano, a Alta Corte de Delhi derrubou a proibição indiana federal de fumar em filmes dizendo que a realidade na vida e qualquer outra censura pode violar o direito fundamental dos artistas para a liberdade da palavra e expressão.
05. SACOLAS PLÁSTICAS - Agora com a consciência ecológica mais aflorada, os sacos plásticos não são mais vistos com bons olhos. Entre 500 bilhões e um trilhão de sacos plásticos são consumidos no mundo inteiro a cada ano. Em 2002, Bangladesh foi o primeiro país a proibir sacos plásticos após descobrir que as sacolas bloqueavam os bueiros e foram uma das principais causas da devastação nas enchentes de 1988 e 1998. Além das sacolas plásticas não serem biodegradáveis nos aterros sanitários, podem ser perigosas aos animais marinhos. Um Fato curioso: De acordo com o Natural Resources Defense Council, as sacolas plásticas usadas anualmente nos Estados Unidos exigem cerca de 12 milhões de barris de petróleo para sua produção. Sendo que os sacos de papel utilizam 14 milhões de árvores. Em um aterro sanitário, sacolas plásticas ocupam menos espaço do que as de papel.
04. MODELOS SUPER MAGRAS - Por conta da morte da modelo uruguaia de 22 anos, Luisel Ramos, que teve um ataque cardíaco pouco antes de entrar na passarela, foi criada uma proibição para modelos super magras ou menor que o tamanho 32 (uma mulher “padrão” usa entre 38, 40. Marilyn Monroe usava tamanho 44). A modelo estava comendo apenas alface e tomando coca-cola diet por três meses, e comentava com sua agente que teria um grande futuro se perdesse muitos quilos. Um Fato curioso: Em 2007, a irmã de Luisel, a modelo Eliana, então com 18 anos, morreu de ataque cardíaco aparentemente causado por má nutrição.
03. ANIMAIS EM CIRCO - A proibição de animais em circos é uma das mais recentes e ganhou força depois que membros de um grupo boliviano de direitos dos animais entraram secretamente em circos. Eles revelaram que os animais são confinados e forçados a ficar em locais sem espaço para se moverem. O senado boliviano concordou com a proibição e o presidente Evo Morales assinou uma lei em julho de 2009. Um Fato curioso: Uma matéria recente sobre a crueldade com animais de circo fez com que o circo Ringling Bros. And Barnum & Bailey esclarecesse por escrito como os seus animais são tratados.
02. VENDA DE CIGARROS E TABACO - Todo mundo está familiarizado com as regulamentações recentes que andam afetando fumantes de todo mundo. Em 2004, a Irlanda tornou-se o primeiro país a proibir o fumo em lugares fechados, incluindo restaurantes e bares. Em 2008, o Butão, que fica entre a Índia e a China, foi o primeiro país a proibir completamente a venda de cigarros. Apesar disso, o contrabando de produtos de tabaco aumentou no país, e quem é pego é multado com $232 (mais do que dois meses no salário). No Brasil, foi criada a lei antifumo que foi sancionada recentemente pelo governador José Serra, que proíbe o uso de cigarro e tabaco em ambientes de uso coletivo não só no estado de São Paulo, mas em todo país.
01. BATER NOS FILHOS - A Suécia foi o primeiro país, em 1979, a proibir que pais batessem em seus filhos. Passaram-se muitos anos até outros países também adotarem a lei. Agora 24 países proíbem a prática. Os mais recentes são a Venezuela, Uruguai, Portugal, Espanha e Nova Zelândia, em 2007. Em 2008, a Costa Rica e a República de Moldova também adotaram. Existem muitos estudos feitos com resultados sobre a proibição sueca do espancamento. Um dos estudos sugere que ocorreu quase a erradicação do abuso infantil no país. Um Fato curioso: Nos Estados Unidos (em todos 50 estados) é permitido por lei os pais baterem em seus filhos. Em 23 estados a punição corporal ainda é lícita nas escolas públicas. No Canadá foi proibida a punição corporal em crianças com menos de dois e mais de 12 anos, como também o uso de qualquer objeto como a palmatória. Todo comentário “pró-pancada” nas crianças, a partir de agora, será sumariamente apagado. Que tipo de pessoa pensa que bater em alguém que não tem como se defender pode ter qualquer função didática? Se pensam que deve ser assim, não sejam pais, ou estudem e procurem mudar esta idéia antes de terem filhos, pelo bem da humanidade. Ó Wal!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário