Hoje, 08 de junho de 2011, o B airro do Castelo Branco estar comemorando seus 43 anos de existencia. Eu moro aqui á 23 anos. É um bairro da zona-sul de João Pessoa. Um dos bairros mais procurados por estudantes de outras regiões devido sua localização ser exatamente em frente a UFPB. Praticamente dito um bairro de estudantes, o Castelo Branco têm como tendência o crescimento de construções e habitações estudantis, tais como pequenos prédios com apartamentos que são praticamente preenchidos por estudantes e até pensionatos. Um bairro que está passando por modificações estruturais de urbanização e restaurações de suas áreas e praças. A última foi a triplicação das vias do bairro com o bairro dos Bancários. Contém um Mercado Público que atualmente está sendo Reestruturado e também conta com dois postos policiais. O bairro é relativamente tranqüilo, pois as comunidades mais próximas são geralmente urbanizadas. Dispõe de duas linhas de ônibus, sendo uma por dentro e outra semi-interna (interna apenas no I) e é também passagem de vários destinos. A principal avenida está sendo muito valorizada pelo comércio em geral por ser passagem para outros bairros da zona-sul, zona-leste e periferias. É subdividido oficialmente em 3 partes, e de facto quanto mais próxima do vale do Jaguaribe e mais distante da UFPB, menos valorizada tende a ser a área; por exemplo, o Castelo Branco I é o que apresenta as maiores disparidades do bairro, embora o segundo e o terceiro sejam os menos desequilibrado neste aspecto espacial, já que a sua via principal por dentro não corta o bairro do modo tão drástico tal como ocorre no primeiro.
O Castelo Branco primeiro é o mais oriental dos 3, e se subdivide em meridional e setentrional, sendo o setentrional de latitude inferior por estar mais proximo ao vale do rio Jaguaribe; tal subdivisão se baseia na Avenida principal do mesmo.
O Castelo Branco II é o mais favelizado em suas partes mais baixas e mais próximas do vale ribeirinho, tal como da própria Transamazonica (BR-230). Já o Castelo Branco III é dos mais bem localizados (juntamente com a parte Meridional/Oriental do primeiro), pois faz divisa com a Torre, Bancários, frontal da UFPB e com os outros Castelos, que são uma espécie de link com a Zona Leste e avenida Epitácio Pessoa (dos principais corredores da urbs).
Resumindo: o primeiro é o mais bem definido, pois apresenta uma via separando as duas partes socio-economicas medianas do bairro, já no segundo ocorre algo similar ao que ocorre na Zona Norte do Rio, aonde a baixada invade os bairros e finalmente no terceiro temos uma espécie de mediocrização do bairro, onde tudo parou no mediano. E claro, os índices de reprodução também divergem bastante entre a parte ribeirinha e a parte mais alta do bairro. Neste aspecto poderíamos dividi-lo em alto Castelo Branco e baixo Castelo Branco, E finalmente Castelo Branco oriental primeiro, Castelo Branco ocidental terceiro e Castelo Branco Central segundo. Outro facto curioso sendo o Castelo Branco considerado o primeiro bairro da Zona Sul, e inclusive na história (não somente na geografia). Os bairros de Santa Clara e São Rafael curiosamente mesmo possuíndo similaridades com o São José na zona leste, não possuem ainda o mesmo estatuto de bairro (isso se deve por que os moradores do Castelo Branco são em média de classe C. É considerado o bairro mais bem localizado da zona sul. Este bairro é a maior potencia educacional de ensino superior do estado por sediar uma das maiores universidades estatais de todo o país. O castelense é o sul-pessoense mais setentrional de sua zona ou região.
PARABÉNS CASTELO BRANCO, meu bairro de coração e alma. ó WAL !
INAUGURAÇÃO DO BLOG
05 de JULHO de 2010
Páginas
Visualizações
AUTOR DO BLOG
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário