INAUGURAÇÃO DO BLOG

05 de JULHO de 2010

Visualizações

AUTOR DO BLOG

AUTOR  DO  BLOG
Estervalder Freire dos Santos - Ó Wall; sou blogueiro desde 2010. Terminei o Ensino Médio em 1988, não tenho Ensino Superior, Criei o Blog Só Pudia Ser Ó Wal com a ajuda dos amigos: Cristiane Sousa, Ibermon Macena, Jackson Douglas, Junior Cunha e Rodrigo Viany. Sou totalmente eclético só para expor minhas ideologias.... O blog possuí muitos textos, mas nada especifico, acredito que sejam um pouco de tudo e pouco do nada, mas também há outros. Divirta-se.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Lendas Urbanas - Mula-sem-cabeça

A mula sem cabeça é uma lenda do folclore brasileiro. A sua origem é desconhecida, mas bastante evidenciada em todo o Brasil. Segundo a lenda, qualquer mulher que namorasse um padre seria transformada em um monstro. Dessa forma, as mulheres deveriam ver os padres como uma espécie de “santo” e não como homem, se cometessem qualquer pecado com o pensamento em um padre, acabariam se transformando em mula sem cabeça.
Segundo a lenda, o encanto somente pode ser quebrado se alguém tirar o freio de ferro que a mula sem cabeça carrega, assim surgirá uma mulher arrependida pelos seus “pecados”.
A mula é literalmente uma mula sem cabeça, que solta fogo pelo pescoço, local onde deveria estar sua cabeça. Possui em seus cascos, ferraduras que são de prata ou de aço e apresentam coloração marrom ou preta.
Segundo alguns pesquisadores, apesar de ter origem desconhecida, a lenda fez parte da cultura da população que vivia sobre o domínio da Igreja Católica. Ninguém sabe como surgiu essa lenda, mas existe em todo o país. Pelo que pesquisei, a lenda também existe no México (Malora) e na Argentina (Mula Anima). Obviamente foi trazida para o Brasil pelos colonizadores portugueses e espanhóis. Segundo a lenda, qualquer mulher que namorasse/dormisse com um padre seria transformada em uma criatura que no lugar da cabeça tem fogo. hehehehe se lascou! Suas ferraduras são de prata ou aço, mas com coloração negra. Seus pêlos podem ser tanto marrons quanto negros. Seu relincho pode ser ouvido a muitos metros de distância, mas ela também costuma soluçar como um humano chorando. Dizem que nas pequenas cidades, principalmente onde tem casas rodeando uma igreja, ela costuma aparecer em noites escuras. Na noite de quinta para sexta-feira que tiver lua cheia, a mulher herege vai para uma encruzilhada e se transforma na mula-sem-cabeça. Então ela percorre 7 povoados e se alguém aparecer em seu caminho, ela sugará seus olhos, unhas e dedos! Para evitar isso, deve-se deitar de bruços no chão logo que avistar a mula e esconder unhas e dentes. Algumas vezes ela pode pisotear homens e animais. Também pode aparecer se alguém passar correndo por uma cruz à meia-noite. Só quando o galo cantar pela terceira vez, ela se transformará em mulher novamente. A maldição só seria desfeita quando alguém tirasse o freio de ferro (cabresto) que a mula carrega e aí ela se transformaria em uma mulher totalmente arrependida! (não é pra menos né? ¬¬) Outra forma é furar a mula com um alfinete novo. O padre também pode evitar a maldição, desde que ele se contenha e não fique pegando mulher por aí amaldiçoe sua amante 7 vezes antes de celebrar uma missa. Para se descobrir se a mulher é amante do padre, lança-se ao fogo um ovo enrolado em linha com o nome dela e reza-se por três vezes a seguinte oração:
"A mulher do padre
Não ouve missa
Nem atrás dela.
Há quem fique ...
Como isso é verdade,
assa o ovo
e a linha fica..."
Ta na cara que isso foi uma jogada da igreja Católica pra fazer o povo respeitar o padre de uma forma bastante efetiva.!Ó Wall!

Nenhum comentário:

Postar um comentário