INAUGURAÇÃO DO BLOG

05 de JULHO de 2010

Visualizações

AUTOR DO BLOG

AUTOR  DO  BLOG
Estervalder Freire dos Santos - Ó Wall; sou blogueiro desde 2010. Terminei o Ensino Médio em 1988, não tenho Ensino Superior, Criei o Blog Só Pudia Ser Ó Wal com a ajuda dos amigos: Cristiane Sousa, Ibermon Macena, Jackson Douglas, Junior Cunha e Rodrigo Viany. Sou totalmente eclético só para expor minhas ideologias.... O blog possuí muitos textos, mas nada especifico, acredito que sejam um pouco de tudo e pouco do nada, mas também há outros. Divirta-se.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Blogueira diz que teve texto de sua autoria plagiado

(Hellen Taynan - FOTO)
Bom, segundo a Blogueira Hellen Taynan, diz que teve texto de sua autoria plagiado em livro sem citação da fonte. Em contanto com o Blog do Gari, do amigo e também blogueiro Martins da Cachoeira, a blogueira disse que um texto seu foi plagiado e pulicado em livro, porém ela não sita o livro nem o autor do plagio. Veja abaixo o relato e nota de Hellen Taynan que solicita destaque e compartilhamento com o Blog do Gari, o qual publico a integra:
"Caro Martins,
Fui vítima de plágio!
Escrevo alguns textos que, embora não sejam lá grande coisa, são meus! Não recebo dinheiro por isso e todo o pagamento que tenho é o orgulho que sinto de mim mesma ao produzir algo que expresse o que eu sinto. Esse eu fiz no ano de 2000. Foi criado despretensiosamente apenas para cumprimento de obrigações na disciplina que eu cursava quando ainda fazia 2º ano do E.M. Ontem, soube que um "colega", ilustre desconhecido assim como eu, mas bem mais corajoso, publicou o meu texto em um livro dele sem citar a autoria. Ainda "reclamou" comigo em tom de brincadeira que teve o maior problema com o MEU texto por seu teor crítico. Você segue o meu blog há algum tempo já e eu sigo o seu. Sei da influência que o seu blog tem e gostaria de te pedir que divulgasse esse texto. Muito obrigada!
"

TEXTO:
Brasil, cadê a vergonha?

Oh, Pátria Amada Idolatrada, salve, salve o seu pudor!
Esse povo sofrido já passou de heroico à tolerante das injustiças nacionais.
Se o brilho desse sol já não é de liberdade; se o penhor dessa igualdade já não está mais ostentado, como pode-se falar em vergonha e dignidade?
O nosso braço, cansado de trabalhar, não é tão forte como um dia já foi. A liberdade não é encontrada em teu seio, oh Pátria Amada! Hoje, sem dúvidas, viver no Brasil é bravatear a própria morte.
Oh, Pátria Amada Idolatrada, salve, salve sua utopia!
Além de um sonho intenso, buscamos um raio vívido e de amor e de esperança, a terra só carece.
Se fores buscar no teu céu o ar para viver, verás nem risonha nem límpida, uma nuvem negra.
A imagem do real, que não resplandece, só causa transtornos e desespero ao povo brasileiro que não suporta tanta dor, mas se acostuma.
Gigante já não és pela tua natureza.
E o que é ser belo, forte e impávido colosso? Será reconstruir a riqueza que é dos outros ou afundar nossa cultura no poço?
Dentre outras mil, és mais uma Brasil, Pátria cansada!
Dos filhos deste solo desejavas ser mãe gentil, mas a ganância e o egoísmo, não lhe permitiu.
Oh, Pátria Amada, Idolatrada, salve, salve a liberdade!
E, levante o Brasil deste berço, não esplêndido, mas lânguido.
Desperte-o para o som do mar e a escuridão desse céu raso.
Fulguras ó Brasil, submisso da América, iluminado pelo sol dos países do primeiro mundo.
Do que a terra mais garrida, tem teu povo mendigando um prato de comida.
Os teus campos necessitam mais flores, nos teus bosques espessas estão as vidas e nossa vida, necessita mais amores.
Oh, Pátria Amada Idolatrada, salve, salve sua justiça!
Não se resuma a um símbolo que ostenta estrelas pobres.
E diga para não abusar do verde-louro desta flâmula.
Não siga o padrão de: dependência no futuro e guerras no passado!
Mas se usas para justiça armas fortes, verás que os filhos teus não suportam a luta e temem quem com eles fala forte: é tudo ou nada!
Dentre outras mil, és mais uma Brasil, Pátria cansada!
Dos filhos deste solo, desejavas ser mãe gentil, mas a desordem e a injustiça, jamais lhes permitiu.

NOTA:
1 - Esse texto foi criado e escrito por mim, Hellen Taynan, em 13-11-2000 às 23h05min como requisito para obtenção de nota parcial na disciplina de redação. Foi entregue à professora Maria helena, do colégio sagrado coração de caruaru. Na ocasião, eu cursava 2º ano do ensino médio e eu tinha 16 anos e 1 dia.
2 - Esse mesmo texto foi plagiado e publicado em um livro, sem a citação da autoria e sem autorização desta publicação. O plagiador desconhece a maioria dos significados de muitas das palavras utilizadas.
3 - O manuscrito original do texto, está sob o meu domínio e exibo aqui algumas imagens para atestar.
4 - Cometer plágio é crime. Não compensa processar o plagiador, no caso específico, pois quem examinar a obra dele, verá que muito se distancia da linguagem utilizada por mim.
5 - Esse texto contém alguns erros de colocação pronominal, mas fiz questão de transcrevê-lo tal qual o original, sem correções, respeitando minhas limitações na ocasião.
6 - algumas palavras também eu adaptei mais tarde, como pode ser atestado no vídeo que gravei há dois anos: http://youtu.be/k0f9cs2c6aw
7 - O que pretendo fazer é divulgar esse texto ao maior número de pessoas possível! Estou pronta para receber críticas com a mesma propriedade com a qual redigi as palavras domeu texto.
8 - Os textos que eu escrevo podem ser divulgados e publicados por terceiros, desde que seja solicitada a autorização e creditem a autoria.
Por Hellen Taynan

Ó Wall!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário