INAUGURAÇÃO DO BLOG

05 de JULHO de 2010

Visualizações

AUTOR DO BLOG

AUTOR  DO  BLOG
Estervalder Freire dos Santos - Ó Wall; sou blogueiro desde 2010. Terminei o Ensino Médio em 1988, não tenho Ensino Superior, Criei o Blog Só Pudia Ser Ó Wal com a ajuda dos amigos: Cristiane Sousa, Ibermon Macena, Jackson Douglas, Junior Cunha e Rodrigo Viany. Sou totalmente eclético só para expor minhas ideologias.... O blog possuí muitos textos, mas nada especifico, acredito que sejam um pouco de tudo e pouco do nada, mas também há outros. Divirta-se.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Oito Anos Após O Início Das Obras de transposição do Rio São Francisco

Pois é gente, segundo o Posted in: transposição, as obras de transposição do Rio São Francisco, que deverão garantir água para 12 milhões de pessoas em 390 municípios dos estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, ganharam ritmo e deverão ser concluídas até 2015. A garantia foi dada no último dia (6) pelo ministro da Integração, Francisco Teixeira. Assim como em março, quando esteve pela última vez no Senado para tratar do tema, Teixeira afirmou que 75% das obras do Projeto de Integração do rio serão concluídos até dezembro. De acordo com Teixeira, o período mais crítico das obras ocorreu em 2011 e 2012, quando algumas empresas abandonaram o empreendimento. Outro problema enfrentado pelo governo foram greves de trabalhadores que paralisaram o projeto. Mas, segundo o ministro, esse período foi superado.
Fiscalização - Representantes da Controladoria Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas da União (TCU), que têm acompanhado o andamento das obras, elogiaram ajustes promovidos no projeto original e melhorias na gestão e na fiscalização. Para a secretária de Fiscalização de Obras do TCU, Juliana Pontes Monteiro de Carvalho, as obras atingem atualmente seu ápice de execução.
— As obras andam realmente bem engrenadas. A gente sente que, quando visitávamos essas obras em 2008 e 2009, o Ministério não tinha o controle. Hoje a gente visita e os técnicos sabem do que estão falando – disse Juliana de Carvalho.
Sobrepreço - O TCU também considera que o Ministério da Integração está corrigindo rapidamente os problemas de sobrepreço identificados nas obras. De acordo com a secretária, 90% dos problemas apontados já foram corrigidos pela pasta. O diretor de Auditoria da CGU, Wagner Rosa da Silva, considerou acertada a decisão do governo de delegar à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) a operação do sistema de gestão do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF).
— Ainda tem muita obra pela frente, mas parece que as coisas agora estão mais bem encaminhadas. Para 2014, nossa expectativa é acompanhar esse novo papel da Codevasf na operação e manutenção da transposição do São Francisco – afirmou Wagner da Silva.
Projeto - Orçado em cerca de R$ 8 bilhões, o projeto, iniciado em 2007, contempla 477 quilômetros de canais (mais do que a distância entre Rio de Janeiro e São Paulo), formando os eixos Norte, que vai de Cabrobó (PE) a Cajazeiras (PB), e Leste, com início em Floresta (PE) e término em Monteiro (PB) que conduzirão a água no semiárido nordestino. Com 28% da população brasileira, o Nordeste tem apenas 3% da disponibilidade de água e uma irregularidade na distribuição de recursos hídricos.
Metas - Dos 16 lotes de obras, que compõe as Metas, dois já estão concluídos: o Canal de Aproximação do Eixo Norte e Leste. Atualmente, estão em atividades 14 lotes: Lote 1, em Cabrobó (PE); 2,3 e 8, em Salgueiro (PE); Lote 4, em Verdejante (PE); Lote 5, em Brejo Santo (CE); Lote 6, em Mauriti (CE); Lote 7, em São José de Piranhas (PB); Lotes 9 e 13, em Floresta (PE); Lotes 10 e 11, em Custódia (PE); 12, em Sertânia (PE); e 14, em São José de Piranhas (PB). Segundo o Ministério, as obras do Eixo Norte funcionam 24 horas por dia: em Salgueiro (PE), em Cabrobó (PE), em Jati (CE), em Mauriti (CE), em Brejo Santo (CE) e em São José de Piranhas (PB).
Ó Wall!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário