INAUGURAÇÃO DO BLOG

05 de JULHO de 2010

Visualizações

AUTOR DO BLOG

AUTOR  DO  BLOG
Estervalder Freire dos Santos - Ó Wall; sou blogueiro desde 2010. Terminei o Ensino Médio em 1988, não tenho Ensino Superior, Criei o Blog Só Pudia Ser Ó Wal com a ajuda dos amigos: Cristiane Sousa, Ibermon Macena, Jackson Douglas, Junior Cunha e Rodrigo Viany. Sou totalmente eclético só para expor minhas ideologias.... O blog possuí muitos textos, mas nada especifico, acredito que sejam um pouco de tudo e pouco do nada, mas também há outros. Divirta-se.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Alimento que não serve para seu cão

Hábitos e vícios - Se o cão não for habituado de pequeno à ração, logo quando deixa de alimentar-se do leito materno e inicia a sua alimentação com produtos sólidos, dificilmente mais tarde aceitará comer apenas ração. O cão prefere SEMPRE a nossa comida ou outra parecida. As vantagens da alimentação feita exclusivamente com uma boa ração já foram atrás referidas. Não foi salientado um aspecto que é o da comodidade. Dar apenas ração ao cão é prático e é seguro. Acontece, porém, que a maioria das pessoas não consegue administrar este regime alimentar com esta rigidez e cede facilmente aos caprichos do cão. Depois é tarde.
Assim, não vale a pena fazer de conta que esta situação é rara ou não existe mesmo e valerá a pena dar algumas indicações sobre tipos de alimentos que eles não devem ou podem comer sem problemas. Sim, de facto pode tornar-se a alimentação deles mais agradável e apetitosa, sem contudo isso constituir um factor importante ou necessário para a sua nutrição.
O que eles não devem comer - Não devem comer a nossa comida, quer sejam restos ou mesmo os alimentos cozinhados para as pessoas. Por vários motivos:
1º A nossa comida normalmente tem uma quantidade de sal excessivo que é prejudicial à saúde das próprias pessoas e igualmente aos animais.
2º Os temperos usados na culinária (especiarias) são úteis apenas para os humanos, porque tormam a alimentação mais agradável e, usados moderadamente, estimulam o apetite e a digestão. Mas são prejudiciais para o cão.
3º Dar da nossa comida ao cão é obrigá-lo a um regime alimentar variado, que não é aconselhável como já foi referido.
Alimentos absolutamente contra-indicados - chocolate, todos os produtos que contenham açúcar (bolachas, etc.), enchidos, salgados, conservas,leguminosas (feijão, grão, ervilhas, etc.)
Também não devem comer a ração mistas para cachorros e para gatos, por possuirem doses elevadas de proteinas e outros ingredientes desaconselhados. Alimentos tóxicos para cães ao contrário do que muitas pessoas pensam não são só os químicos e detergentes que temos em casa que são venenosos para os animais de estimação. Existem mais perigos espalhados pela casa, disfarçados de alimentos que comemos no dia-a-dia e que os cães e gatos muitas vezes gostam, mas que podem ser mortais.
Chocolate ou alimentos contendo cacau - quanto mais rico em cacau mais tóxico é para os cães e gatos pois mais teobromina tem. Causa intoxicações graves podendo ser causa de diarreias, vómitos, alterações cardíacas, convulsões e até causar a morte, dependendo da dose ingerida.
Café e chá - as substâncias tóxicas nestes casos são a cafeína e a teofilina, respectivamente. Causam sintomas semelhantes aos da intoxicação por chocolate mas a dose necessária para causar sintomas num cão ou gato é muito menor.
Uvas e uvas passas - apesar de não se saber qual o componente tóxico, uma pequena quantidade é suficiente para causar intoxicação que se manifesta por vómitos, diarreia, insuficiência renal e podem também causar a morte.
Cebola e alho - ambos têm um sulfoxido, um componente que causa destruição dos glóbulos vermelhos. Pode provocar fraqueza, anemia, respiração ofegante e sangue na urina.
Bebidas alcoólicas - a maioria dos animais manifesta depressão ou excitabilidade, alterações cardíacas e/ou respiratórias quando as ingerem, devido ao etanol que contêm. Não é necessária uma grande quantidade para causar sintomas e em casos graves pode provocar a morte.
Ossos e espinhas - ao mastigá-los ficam com pontas afiadas que ao ser engolidas podem ficar alojadas na garganta ou causar ruptura do estômago ou intestinos. Quando isto não acontece tornam as fezes muito secas e duras levando muitas vezes à paragem do trânsito intestinal.
Alimentos estragados - devem ser mantidos longe do alcance dos cães e gatos pois podem conter fungos e bactérias causadores de infecções graves.

Estes são os principais alimentos perigosos para os cães e gatos por isso deve evitar dar-lhos e em caso de eles os ingerirem deve consultar o seu médico veterinário.

ó Wal !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário