INAUGURAÇÃO DO BLOG

05 de JULHO de 2010

Visualizações

AUTOR DO BLOG

AUTOR  DO  BLOG
Estervalder Freire dos Santos - Ó Wall; sou blogueiro desde 2010. Terminei o Ensino Médio em 1988, não tenho Ensino Superior, Criei o Blog Só Pudia Ser Ó Wal com a ajuda dos amigos: Cristiane Sousa, Ibermon Macena, Jackson Douglas, Junior Cunha e Rodrigo Viany. Sou totalmente eclético só para expor minhas ideologias.... O blog possuí muitos textos, mas nada especifico, acredito que sejam um pouco de tudo e pouco do nada, mas também há outros. Divirta-se.

terça-feira, 27 de março de 2012

Hoje Renato Russo completaria 52 anos

O eterno Renato Manfredini Junior. O nosso RENATO RUSSO, nasceu às 4h do dia 27 de março de 1960, na Clínica Santa Lúcia, no bairro do Humaitá, zona sul da cidade do Rio de Janeiro. Portanto se estivesse entre nós, estaria comemorando 52 anos. Renato Russo, o cantor e compositor que nos arrebata a alma e nos leva, sempre, à reflexão fecunda, celebraria 52 anos de vida hoje (27). Na verdade, creio que este verbo acima empregado no futuro do pretérito não tem razão de ser. Na verdade, Renato Russo celebra seus 52 anos de vida e nós com ele, pois ele vivo está nas mentes e corações dos seus familiares, amigos e milhões de fãs de norte a sul deste país chamado Brasil e fora dele também. Já escreveu o poeta que não morremos, ficamos encantados; como espirita não creio na morte, creio na vida, nesta e além desta, pois "aquele que crê em mim passou da morte para a vida", disse Jesus. Ele também disse que aquele que Nele crê, ainda que morra, viverá. Sinto-me muito à vontade, mesmo quando não há mais corpo físico, tratando-se de Renato Russo, pois ele, inúmeras vezes, declarou-se cristão. Mesmo se ele não fosse um cristão, estenderia a ele a minha fé na permanência na vida porque poetas não morrem; na verdade, nenhum ser humano morre, enquanto vive na lembrança dos que amam. Celebremos, pois, a vida de Renato Russo e seu meio século de existência!
Lembro-me a primeira vez que ouvi a voz inconfundível do Renato e sua poesia. Foi em 1985, eu tinha treze anos de idade, estava na oiteva série do primeiro grau: "Será só imaginação? Será que nada vai acontecer? Será que é tudo isso em vão? Será que vamos conseguir vencer?" Um ano depois, em 1986, veio "Eduardo e Mônica", "Daniel na cova dos leões" (título recolhido de um conhecido texto bíblico do Antigo Testamento), "Que país é este?", "Química", em 1987. Eu era, já nesta época, um guri descobrindo a vida. Lia a Bíblia, não frequentava a igreja, estava aprendendo a cantava o que se ticava na época, mas também cantava o que Renato Russo compôs e que aprendi nos LPs do Legião Urbana. Não conseguia entender porque ouvia na igreja o pastor e padre falando mal do rock e de cantores como Renato Russo. Não conseguia entender porque minha mãe dizia que rock era "sinos do inferno", porque por mais que eu procurasse nas letras do Renato algo de "demoníaco", não encontrava. Lembro-me que numa manhã de domingo de 1988, causei celeuma na igreja onde meus pais iam a missa de domingo, pois daquela vez não me calei quando ouvi, mais uma vez, o padre falar mal do rock do Legião Urbana, dentre outros. O padre como "prova" do que ele estava dizendo, citou uma passagem bíblica que relata o encontro de Jesus com um jovem possesso por um "espírito demoníaco" que quando perguntado pelo Homem de Nazaré qual era o seu nome, este respondeu: "Legião". Lembro-me de ter dito com veemência: pois eu não vejo absolutamente nada de demônio nas músicas do Renato Russo, ao contrário, citei "Daniel na cova dos leões" para "provar" que Renato Russo também lia a Bíblia, pois onde mais ele conheceria tal história? Um ano depois, minha "tese" estaria provada com "Monte Castelo", música que ainda hoje é cantada nos quatro cantos deste país por "meninos e meninas" e que traz novo sabor ao capítulo 13 da Primeira Carta do Apóstolo Paulo aos Coríntios, texto do Novo Testamento. O álbum "As Quatro Estações" (1989), que me fez conhecer e cantar "Monte Castelo", também me trouxe "Meninos e Meninas" e me interpelou de uma maneira tão contundente em relação à minha sexualidade que jamais fui o mesmo. Um ano antes eu tivera minha primeira experiência sexual com uma pessoa do mesmo sexo, embora namorasse à época uma menina e gostava dela com sinceridade. Renato Russo, sem me conhecer, como a tantos outros como nós, me fez saber: eu não estava só, outros sentiam o que eu sentia, outros eram como eu e tinham a coragem, como ele, de dizer isso abertamente, sem medo de ser feliz. Dali por diante e durante muito tempo até eu ter a mesma coragem de me assumir, foi cantando "Meninos e Meninas" que encontrei o meu modo de não ser invisível ou confundido. Renato me deu voz. Hoje sou bem casado e tenho uma familia linda. Desde que eu entendi as letras do Renato, passei a defendê-lo quando escutava alguém chamar o Legião Urbana de "demoníaco". Dizia: como pode ser demoníaca uma música que fala do amor? Tem mais "evangelho" do que a frase: "é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã?" Não, não tem! Hoje sou um kara amante da vida e posso garantir que tal verso é a essência do Evangelho ensinado por Jesus. Hoje a noite não tem luar... kk.k..kk..k.. Renato foi e sempre será meu "teólogo e pastor" quando eu, para viver sem culpa minha sexualidade, me afastei da igreja, me tornei espirita institucionalizado. Porém, era em suas letras que eu encontrava o que aprendi a amar desde a infância e que, por isso, me constituía, o Evangelho. Sei que até hoje muitas meninas e muitos meninos que vivem agora os mesmos conflitos que eu então vivia, podem encontrar a essência do Evangelho em suas canções e isso faz de Renato um imortal. Renato sempre falava de Deus e de Seu Filho Jesus Cristo em suas entrevistas. Numa delas, ele declarou: "o importante é olhar para Jesus". Numa outra, declarou: "Eu acredito em Deus" (1987), e ainda, "Deus é tudo, é vida, é amor" (1988). Contudo, nunca foi um religioso na acepção negativa da palavra, pois entendia segundo podemos concluir de suas declarações, que cristianismo não é uma religião, mas um caminho, tal qual Jesus mesmo declarou: "Eu sou o caminho". Sim, Renato entendeu e me fez entender que religião produzia e ainda produz o que a essência do Evangelho condena: divisão, separação, legalismo, desamor entre os seres humanos. Sobre a insana "guerra santa" entre cristãos e pagãos nas Cruzadas e entre judeus e palestinos ontem e hoje, aliás, sobre toda e qualquer "guerra santa", sejam lá quais forem seus protagonistas, Renato declarou: "nenhuma guerra pode ser santa!", palavras que podemos, sem medo de "pecar", atribuir a Jesus Cristo. Quando a roda da história da minha vida girou, Renato Russo girou comigo. No fim de 1995 deixei meus companheiros de caserna. Como Renato Russo dizia em suas canções, o senhor da guerra não gosta de criança. Como eu, alguns companheiros também amavam as poesias e as músicas do Renato. "The Stonewall Celebration Concert" (1994) e "Equilíbrio Distante" (1995) foram a trilha sonora de nossos treinamentos fisicos matinal. Na fatídica sexta-feira, 11 de outubro de 1996, eu estáva entediado trancado dentro do meu quardo, curtindo Legião Urbana pela rádio, quando de repente a voz do locutor da rádio 98 FM Correio tirou e tocou meu pensamento meu sorriso dos lábios e nos trouxe lágrimas nos olhos quando anunciou, que naquela madrugada, a vida física do nosso Renato tinha se extinguido. Parei e chorei junto aos meus 24 anos recem saido do Exercíto. No rádio, a voz inconfundível e bela cantava: "If Tomorrow Never Comes" (Se Amanhã Nunca Chegar).
Para mim, fisicamente, o amanhã deixou de chegar alguns anos depois e foi e ainda é nas poesias e na música de Renato Russo que eu encontro consolo na saudade daqueles tempos que não voltam mais...

Feliz aniversário, Renato! Em mim, em milhares de fãs, nos seus amigos que ainda estão aqui, nos seus familiares, você ainda vive e é a sua vida, os seus 52 anos que celebramos, agradecendo a Deus, tudo o que você é para nós.
O WAL !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário