INAUGURAÇÃO DO BLOG

05 de JULHO de 2010

Visualizações

AUTOR DO BLOG

AUTOR  DO  BLOG
Estervalder Freire dos Santos - Ó Wall; sou blogueiro desde 2010. Terminei o Ensino Médio em 1988, não tenho Ensino Superior, Criei o Blog Só Pudia Ser Ó Wal com a ajuda dos amigos: Cristiane Sousa, Ibermon Macena, Jackson Douglas, Junior Cunha e Rodrigo Viany. Sou totalmente eclético só para expor minhas ideologias.... O blog possuí muitos textos, mas nada especifico, acredito que sejam um pouco de tudo e pouco do nada, mas também há outros. Divirta-se.

domingo, 24 de novembro de 2013

O Fogão de Lenha

Gente, quando eu lembro como a minha mãe fazia comida em nossa casa quando eu era criança, principalmente quando faltava gaz? Eu nasci e cresci juntamente com meus oito irmãos na época em que o bairro de Manaíra em João Pessoa - PB, inicio dos anos 70 e que ainda estava nascendo, poucas casas no local ruas de barro, mais conhecida como TB (Tabaco da Burra), nossa casa ainda era de taipa (madeira, ripas e barro) assim como tantas outras, quando eu era criança juntamente com meus irmãos, já que eramos feitos escada um após outro, tinhamos fogão a gás, as panelas que eu lembre não eram de barros, a senhora Nenem (Delzuita) minha mãe juntamente com meu pai o senhor Nildo (Heronides) pintor residencial, comprava na "Feira do Bairro dos Estados", um dos Mercado Central da grande João Pessoa - PB, mas quando faltava gaz, o fogão, era de lenha, simples mas servia a toda a família. Mãe pegava dois tijolos, colocava um ao lado do outro, botava lenha no meio, tacava fogo, e pronto, estava feito o fogão de lenha. O fogão tanto era feito no chão como suspenso em um tipo de mesa improvisada, feita de madeira e coberta com barro de louça, ela modelava o barro e formava um fogão a lenha de duas bocas (lugar para botar a panela) suspenso na mesa improvisada. Estou falando da zona urbana e não da rural, pois nós morávamos no bairro de Manaíra, hoje um dos bairros mais nobre da capital, e por não ter sempre condição de compra um gaz, já que na época se tinha uma tabela marcando o dia em que o gaz passava, e também por que o gás era muito caro naquela época e meu pai era o único que trabalhava para sustentar uma família de oito filhos, e na medida do possível nós usávamos o fogão a lenha que deixava a comida muito mais gostosa. Assava carne, peixe, fazia toda a comida, no fogão. O tempo passou rápido e muitos da época deixaram de usar o fogão de lenha, mas alguns dos povos na zona rural e urbana ainda conserva acultura da panela de barro e fogão a lenha. Ó Wall!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário