INAUGURAÇÃO DO BLOG

05 de JULHO de 2010

Visualizações

AUTOR DO BLOG

AUTOR  DO  BLOG
Estervalder Freire dos Santos - Ó Wall; sou blogueiro desde 2010. Terminei o Ensino Médio em 1988, não tenho Ensino Superior, Criei o Blog Só Pudia Ser Ó Wal com a ajuda dos amigos: Cristiane Sousa, Ibermon Macena, Jackson Douglas, Junior Cunha e Rodrigo Viany. Sou totalmente eclético só para expor minhas ideologias.... O blog possuí muitos textos, mas nada especifico, acredito que sejam um pouco de tudo e pouco do nada, mas também há outros. Divirta-se.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Quém lembra do SETUSA

Quém não se lembra do SETUSA: UM ÔNIBUS BARATO. Lembro quando a passagem de ônibus foi aumentada em Agosto de 1988, eu era estudante e só tinha 15 anos. Na quela época os Estudantes juntamente com o povo organizado, revoltados com o aumento da tarifa, realizaram 4 (quatro) dias consecutivos de manifestação. O resultado desta grande revolta popular foi a criação do Serviço Estadual de Transporte Urbano S/A (SETUSA). O SETUSA, patrimônio do Governo do Estado, atuou sob concessão da Prefeitura Municipal (já que é o município responsável pelo transporte da cidade). Este transporte garantia o Passe Livre (gratuidade) para os estudantes, além de outra categorias como: carteiros, policiais e idosos. Além da garantia do Passe Livre Estudantil, o SETUSA cobrava tarifas mais baratas do que as empresas privadas. Em janeiro de 1989 por exemplo, a tarifa do SETUSA era 152% mais barata do que a Transnacional. É como se hoje com a tarifa de R$ 2,20, a passagem do SETUSA fosse apenas R$ 0,55 com a gratuidade para os estudantes no transporte. Porém, os empresários do transporte privado não gostaram do SETUSA. Pois a Empresa Estatal (SETUSA) era uma concorrência para suas Empresas Privadas. A maioria das linhas do SETUSA era circular: 1500, 5100, 2300, 3200, 601, 1001, 002 e 305. Como o percurso do SETUSA era maior (na época não existia integração) e sua tarifa era muito mais barata, a população preferia pegar o SETUSA. Desde a criação em 1988 à sua privatização em 1996,a frota do SETUSA nunca foi renovada com a compra de novos ônibus, por isso que os ônibus só viviam quebrando. O SETUSA acabou porque o Governo sucateou, mas a sua mensagem continua: teve um tempo em que o transporte coletivo em João Pessoa foi diferente, com tarifa mais barata e Passe Livre para os Estudantes. Na época também foi criado o Mêlo do SETUSA. Essa música retrata um pouco o antigo Sistema Estadual de Transporte Urbano S/A (SETUSA) no final de sua operação em 1996. Esta música também retrata um pouco do percurso do SETUSA que funcionou em grande parte com as linhas circulares. Apresenta as aventuras de um fictício passageiros circulando por vários bairros da cidade de João Pessoa-PB! Ó Wal!!! Qua saudade!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário