INAUGURAÇÃO DO BLOG

05 de JULHO de 2010

Visualizações

AUTOR DO BLOG

AUTOR  DO  BLOG
Estervalder Freire dos Santos - Ó Wall; sou blogueiro desde 2010. Terminei o Ensino Médio em 1988, não tenho Ensino Superior, Criei o Blog Só Pudia Ser Ó Wal com a ajuda dos amigos: Cristiane Sousa, Ibermon Macena, Jackson Douglas, Junior Cunha e Rodrigo Viany. Sou totalmente eclético só para expor minhas ideologias.... O blog possuí muitos textos, mas nada especifico, acredito que sejam um pouco de tudo e pouco do nada, mas também há outros. Divirta-se.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Parte 14 - Como responder as perguntas embaraçosas das crianças

Por que o céu é azul? Por que a minhoca não tem pernas? Por que aquelas mulheres andam cobertas? Chega uma idade em que as crianças viram uma verdadeira metralhadora de perguntas e haja coleta a prova de balas para esses pais. Mas na verdade, encher-se de defesas não é a melhor solução, de acordo com os especialistas.
Que alguém querido morreu? - Depende da religião da família. O certo é dizer a verdade, mas o mais importante é a maneira de fazer isso. A criança tem que entender que a morte é algo definitivo, para não ficar esperando o retorno da pessoa querida. Com serenidade, explique o que é a saudade e que esse sentimento é o que fica. Reforce para a criança que ela não é a única no mundo a sentir falta de alguém. Todos passam por isso: morrer faz parte da vida como nascer. Admita, sem medo, que a morte é um grande mistério para todos nós. E temos que aprender a lidar com o fato de que a vida tem questões que fogem do nosso controle e de nosso entendimento.
O psicólogo Gosuen aconselha que o adulto questione a criança, quando ouvir uma pergunta, por que ela deseja saber aquilo, tentando investigar o que a levou à pergunta. "Além de dar mais tempo para o adulto pensar e elaborar uma resposta, a explicação da criança vai dar uma pista sobre qual é sua real dúvida, facilitando a elaboração da resposta do adulto". Ó Wall!!! Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário