INAUGURAÇÃO DO BLOG

05 de JULHO de 2010

Visualizações

AUTOR DO BLOG

AUTOR  DO  BLOG
Estervalder Freire dos Santos - Ó Wall; sou blogueiro desde 2010. Terminei o Ensino Médio em 1988, não tenho Ensino Superior, Criei o Blog Só Pudia Ser Ó Wal com a ajuda dos amigos: Cristiane Sousa, Ibermon Macena, Jackson Douglas, Junior Cunha e Rodrigo Viany. Sou totalmente eclético só para expor minhas ideologias.... O blog possuí muitos textos, mas nada especifico, acredito que sejam um pouco de tudo e pouco do nada, mas também há outros. Divirta-se.

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Cientistas detectam ondas gravitacionais e provam teoria de Einstein

Pois é gente, segundo o Olhar Digital, Cientistas anunciaram em evento na quinta-feira, 11, a descoberta de ondas gravitacionais, que deformam o tecido do espaço-tempo. A revelação confirma uma grande parte da Teoria da Relatividade geral de Albert Einstein um século depois de ele a ter escrito. A revelação veio dos pesquisadores do LIGO (sigla em inglês para Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro Laser), que passaram meses tentando confirmar a detecção e a veracidade das ondas gravitacionais, já que sinais falsos já haviam sido observados no passado.
Os sinais foram captados no dia 14 de setembro de 2015, com ondas que vieram da fusão de dois buracos negros (um com 29 vezes a massa do nosso Sol, o outro com 36 vezes) há 1,3 bilhão de anos. Os buracos negros giraram um em torno do outro várias vezes por segundo antes de se unirem, o que gera ondas gravitacionais enormes. Estes sinais acabaram chegando à Terra após muuuuito tempo, até serem captados e estudados. Vale observar que, como toda descoberta científica, ela precisa ser analisada pela comunidade de cientistas que tentará confirmar ou refutar as observações da equipe do LIGO. A revelação pode ser a porta para uma nova forma de observar o universo, já que telescópios podem não ser capazes de perceber buracos negros e outros corpos, mas os pesquisadores poderiam começar a observar as ondas gravitacionais que eles produzem, permitindo extrair mais informações de como estes objetos manipulam a gravidade. Isso pode abrir portas para novas descobertas e conceitos até então desconhecidos.
Entre as possibilidades abertas pela confirmação das ondas gravitacionais seria extrair informações sobre o movimento de objetos pelo universo. Isso poderia criar a oportunidade para deduzir a história do cosmos até a sua origem.
Bom, segundo a UOL, Após serem previstas por Einstein, cientistas confirmam ondas gravitacionais Einstein descobriu em sua Teoria da Relatividade que os objetos que se movimentam no universo produzem ondulações no espaço-tempo e que estas se propagam pelo espaço. As ondas gravitacionais, cuja existência Albert Einstein previu há um século em sua Teoria da Relatividade Geral, foram detectadas pela primeira vez de maneira direta no dia 14 de setembro do ano passado, o que permitirá um melhor conhecimento do universo, anunciaram nesta quinta-feira cientistas do Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro Laser (LIGO, na sigla em inglês). Em uma grande entrevista coletiva em Washington, os cientistas puseram fim a meses de rumores e de grande expectativa entre a comunidade de pesquisadores diante de uma descoberta que abre caminho para se redescobrir o universo, desta vez, sem necessidade da luz. "Nossa observação das ondas gravitacionais cumpre um ambicioso objetivo estabelecido há cinco décadas para detectar de maneira direta este fenômeno e entender melhor o universo", explicou o diretor do projeto LIGO, David Reitze.
"Além disso, completamos o legado de Einstein no centenário de sua Teoria da Relatividade Geral", acrescentou. Einstein descobriu em sua Teoria da Relatividade que os objetos que se movimentam no universo produzem ondulações no espaço-tempo e que estas se propagam pelo espaço. Predizia assim a existência das ondas gravitacionais. As ondas foram detectadas às 9h51 GMT (7h51 em Brasília) do dia 14 de setembro pelos dois detectores do LIGO, um localizado em Livingston (Louisiana) e outro em Hanford (Washington), nos Estados Unidos. As ondas gravitacionais transportam informação sobre o movimento dos objetos no universo, e se espera que permitam observar a história do cosmos até instantes remotos de sua origem.
Ó Wall!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário