Nós sabemos que ele é nossa maior cobiça, mas muitos não conseguem gastar com aquilo que desejam. O dinheiro pode comprar uma cama, mas não o sono; livros, mas não a inteligência; alimentos, mas não o apetite; compra uma casa, mas não um lar; medicamentos, mas não a saúde; luxos, mas não a cultura; divertimentos, mas não a felicidade; um passaporte para qualquer lugar, mas não preenche o vazio da solidão.
Na medida certa o dinheiro é bom. Mas pensar que com ele podemos comprar todas as coisas é tolice. Mas por ele vivemos correndo, pensando, trabalhando, tentando a sorte, brigando ou competindo. Sem dinheiro é impossível sobreviver. Mas tê-lo em grande quantidade muitas vezes tira a privacidade e nos impede de aproveitar os prazeres mais simples a afasta as pessoas. Muito dinheiro causa inveja, discórdia, traição e soberba. Em varios momentos é melhor ser do que ter. Algum dinheiro evita preocupações; muito dinheiro as atrai. Mas manter os pés no chão é preciso. O dinheiro geralmente eleve o individuo ao poder. Para muitos é a garantia de um mundo particular, onde não há espaço para humildade, solidariedade ou generosidade. Onde os menos abastados não entram, a não ser como serviçais. Quem tem muito se acha melhor em tudo. Quem paga exige. Esquecem que mesmo tendo dez mil plantações, só podem comer uma porção de arroz por dia. E que ainda que a casa tenha mil quartos, nem de dois metros quadrados precisa para passar a noite.
Porém, os mesquinhos atraem solidão. Pessoas mesquinhas e egocêntricas tendem a sofrer de solidão e depressão. Nada que o dinheiro pode comprar vai lhes servir. Gastam absurdos com coisas materiais e esbanjam seus troféus, mas não possuem lembranças de momentos verdadeiramente agradáveis, com amigos de verdade. Gostam de somar dividendos, mas esquecem de dividir a ajudar quem necessita. O cidadão ganancioso é o maior inimigo dele próprio, pois afasta de si a convivência com o amor. Quem tem muito só pensa em um jeito de fazê-lo aumentar ainda mais.
Então, me parece que muita gente esquece disso tudo, não? Vivamos e meditem comigo:
- "Crie filhos em vez de herdeiros."
- "Dinheiro só chama dinheiro, não chama para um cineminha, nem para tomar um sorvete."
- "Não deixe que o trabalho sobre sua mesa tampe a vista da janela."
- "Não é justo fazer declarações anuais ao Fisco e nenhuma para quem você ama."
- "Para cada almoço de negócios, faça um jantar à luz de velas."
- "Quantas reuniões foram mesmo esta semana? Reúna os amigos."
- "Trabalhe, trabalhe, trabalhe. Mas não se esqueça, vírgulas significam pausas..."
- "Você pode dar uma festa sem dinheiro. Mas não sem amigos."
- "Não eduque seu filho para ser rico, eduque-o para ser feliz. Assim, ele saberá o valor das coisas e não o seu preço."
ó wal !!!
INAUGURAÇÃO DO BLOG
05 de JULHO de 2010
Páginas
Visualizações
AUTOR DO BLOG
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário