INAUGURAÇÃO DO BLOG

05 de JULHO de 2010

Visualizações

AUTOR DO BLOG

AUTOR  DO  BLOG
Estervalder Freire dos Santos - Ó Wall; sou blogueiro desde 2010. Terminei o Ensino Médio em 1988, não tenho Ensino Superior, Criei o Blog Só Pudia Ser Ó Wal com a ajuda dos amigos: Cristiane Sousa, Ibermon Macena, Jackson Douglas, Junior Cunha e Rodrigo Viany. Sou totalmente eclético só para expor minhas ideologias.... O blog possuí muitos textos, mas nada especifico, acredito que sejam um pouco de tudo e pouco do nada, mas também há outros. Divirta-se.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

João Rasga Rua

(João Rasga Rua - Foto)
Quém em joão pessoa - PB, nunca viu essa figura? Lá vem aquele velho homem devagar, com seus olhos baixos, seu cheiro de rua, seus tormentos. Rasgando as avenidas da cidade com seu saco na cabeça, lá vem o João Rasga Rua. Estatura baixa, barba e cabelos grisalhos, roupas rasgadas, capengando, ele quase não fala. Um tipo esquisito, habitante das ruas, cosmopolita do Centro e de outros bairros de João Pessoa. Quem da minha época não foi menino, para chamá-lo – morrendo de medo, é claro – de Papai Noel, “Véi” do Saco, Vovô “Cheiroso”, daqueles apelidos do tempo de “pirrai”? Lá vem o João, que poderia ser só mais um João, entretanto, em João Pessoa, ser chamado apenas de João, talvez não tivesse o mesmo significado, como tem para o Rasga Rua. Para muitos este “cidadão” não seja ou não tenha, boas referências, tais como, as que a normalidade exige. Porém, é na integra, uma referência significativa do descaso social do Estado brasileiro. Afinal, quantos Joãos Rasga Rua perambulam pelas ruas deste Brasil de meu Deus? Certo de que esse cenário social, infelizmente, é uma constante, aqui não quero me ater a esse quadro, ou ainda ser algoz – pelo menos não agora – das premissas Estatais que comandam nosso país. Quero sim, submeter meu texto a uma ousada analise de uma referência cultural em que se transformou este velhinho. O “nosso” João, enquanto figura urbana e do seu jeito, se apresenta como o saudoso poeta das ruas “Manuel Caixa D’água”. Fico cá com meus botões, me perguntando: como será a nossa cidade no olhar do Rasga Rua? Como será que este senhor empobrecido de esperança, observa a vida cotidiana de João Pessoa? Será que observa? Sei lá, às vezes acho que quero saber demais! A verdade é que quero sim. E estou disposto a quebrar paradigmas acadêmicos, fazer uso de meu autodidatismo nesta ocasião e, principalmente, dispensar o olhar politicamente correto sobre este senhor e sua situação social. O que quero é tentar desvendar “periscópicamente” quem foi, quem é esta figura, na época em ele mesmo sabia quem era? Por exemplo, quantos somam seus anos? Onde nasceu? E, o que um dia fez na vida? Olhando para a estatua do Presidente João Pessoa na praça que leva seu nome, que impressão lhe atina? Onde estava ou o que estava fazendo quando ela foi posta ali? Sem dúvida, o João é surpreendentemente misterioso. E seu mistério fascina. Aguça toda nossa inquietação – pelo menos a minha. Por quanto tempo ainda veremos essa figura desconhecidamente conhecida, rasgando as ruas dos nossos olhares, nós meninos, nós rapazes, nós senhores? Por quantas vezes mais, ele chamará nossa atenção com seu “desposturado” jeito? E, o que terá dentro daquele saco? Definitivamente, não sei! Porém, o que deve ter dentro daquele João é, sem sombra de dúvidas, uma enorme vontade de viver.

ó Wal !!!

Um comentário:

  1. Negro (o negro por centenas de milenios sempre viveu no congo e tinha sua propria cultura, preferia suas mulheres originalmente e agora quer ser o homem branco - não entendo por que o negroide não curte mais ser ele mesmo e por que se o branco curte ser ele mesmo então é taxado de racista só por que o orgulho étnico só é permitido aos negros pelo sistema ha 50 anos)
    Gay/Lésbica (odeio travesti não por serem travestis, mas o que leva alguem ir contra o que a natureza lhe deu?lembra o negro querendo ser o homem branco e a mulher querendo ser o homem - totalmente anti-natural)
    Evangélico (não odeio evangelicos por serem evangelicos, mas o proselitismo deles praticamente forçando vc a ser da tribo deles e isso é nojento - um tipo de imposição de valores que nem sabem de onde vieram e nem como cairam nessa furada-treta)
    Tribos: Emo,Hippie... (odeio hippies, emos, reggaeiros, pagodeiros e outras tribos insuportaveis)
    Esotéricos (eles são comicos e deviam trabalhar só nos circos tipo a cigana que lê as mãos)
    Mendigos (lugar de mendigo não é na rua; só poluem as ruas - geralmente migrantes, viciados em crack, malucos e cia; deviam voltar de onde vieram ou irem compulsoriamente a um abrigo aprender algum ofício)
    Pobres (nascer pobre é uma merda, mas colocar 10 filhos no mundo pra cair na mesma merda é tortura contra sua propria descendencia..deviam ser esterelizados compulsoriamente)
    Espirita (conheço muitos - acho eles falsos)
    Não tenho preconceito (não existe preconceito e sim realismo..)

    não tem como marcar todos?eu odiei essa enquete..e devia ter cudestino/sudestino pra marcar tambem..hehe

    ResponderExcluir