INAUGURAÇÃO DO BLOG

05 de JULHO de 2010

Visualizações

AUTOR DO BLOG

AUTOR  DO  BLOG
Estervalder Freire dos Santos - Ó Wall; sou blogueiro desde 2010. Terminei o Ensino Médio em 1988, não tenho Ensino Superior, Criei o Blog Só Pudia Ser Ó Wal com a ajuda dos amigos: Cristiane Sousa, Ibermon Macena, Jackson Douglas, Junior Cunha e Rodrigo Viany. Sou totalmente eclético só para expor minhas ideologias.... O blog possuí muitos textos, mas nada especifico, acredito que sejam um pouco de tudo e pouco do nada, mas também há outros. Divirta-se.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Lontra 'albina'

Gente, uma lontra 'albina' é a nova moradora de parque zoobotânico Arruda Câmara (BICA) de João Pessoa - PB. Animal foi encontrado em situação de risco no Litoral Norte do estado. Não há previsão de quando lontra será exposta ao público. O Parque Zoobotânico Arruda Câmara, mais conhecido como Bica, em João Pessoa, recebeu neste dia (10), um novo morador trazido pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama/PB). O animal é uma lontra albina, encontrada na reserva biológica de Guaribas, em Mamanguape ´PB, Litoral Norte do estado. Segundo informações da Bica, por encontrar-se em situação de risco, o animal foi encaminhado ao local e está sendo alimentado com dieta especial para carnívoros e acompanhado pelas biólogas do setor. Ainda não há previsão de quando o animal estará em exposição para o público. O animal é da espécie Lontra Longicaudis (nome científico), uma das menos conhecidas no mundo, e está ameaçado de extinção em alguns estados principalmente pela redução da mata ciliar, degradação do seu habitat e a procura por sua pele. A lontra geralmente tem sua coloração de marrom a parda, porém, a nova habitante do Parque Arruda Câmara tem a pelagem clara e, aparentemente, é albina, que é a ausência de melanina no corpo, ou leucística, que é a despigmentação de algumas partes do corpo, como por exemplo, todo corpo branco e apenas a área dos olhos com cor. A ocorrência de albinismo em lontras é considerada rara, com poucos registros no mundo. A importância de zoológicos para animais com esta característica se dá pela impossibilidade deles se camuflarem na natureza, tornando-se alvo fácil para predadores.
Características: As lontras nascem cegas e passam até sete semanas reclusas dentro do ninho, ficando, nesse período, dependentes dos pais. De hábito alimentar carnívoro, seu peso varia de 9 a 15 quilos, alimentando-se principalmente de peixes, crustáceos e moluscos. Por possuírem membranas interdigitais e caudas achatadas, que são utilizadas como leme, são considerados animais semi-aquáticos, abrigando-se em tocas às margens dos rios. A lontra habita em quase todos os biomas, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga e Amazônia, sendo os machos maiores que as fêmeas e sua reprodução ocorre geralmente na primavera. Ó Wall!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário