Por: Reynollds Augusto
Há cinquenta anos que o engenheiro Mauto Diniz e sua esposa Mirian Diniz trouxe para o Vale do Piancó uma “Nova Doutrina”, ou religião, que resgata a mensagem de raiz de Jesus e traz novas verdades, que á época o povo não estava preparado para entender.
É que a verdade tem que ser dosada sob pena de não ser entendida e muitas vezes perseguida, até a sua sedimentação, com a maturidade. Segundo o grande Einstein, fissurar um átomo é mais fácil que quebrar um preconceito. Esse “negócio” leva tempo. Foi assim com Jesus, o mestre da luz, quando chegaram ao ponto de “assassiná-lo” no maior juízo de exceção que essa humanidade já realizou. A incúria humana, com a velha fuga psicológica disse que “ele morreu para nos salvar”. Mas, foi e não. Pois mesmo sabendo que poderia ser aniquilado por feras, se arriscou e veio trazer uma nova ordem á humanidade. E Jesus não dissera tudo , pois o povo não estava preparado: Jo 16:12 "Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora". Chegou o momento. A Doutrina espírita chegou, aquele consolador prometido pelo mestre. Ao mundo, "efetivamente", ele foi trazido pelo professor Kardec, homem de ciência em 1857 com O LIVRO DOS ESPÍRITOS. Aqui em Itaporanga, a terra do Cristo do Rei, do educador Padre Zé, que já partiu á nossa frente, ela surgiu em 19 de junho de 1966. Eu ainda estava pelas “bandas” de lá, mas tive que voltar para cá. São muitos os compromissos e não podemos nos esquivar. Nos anos sessenta um grupo de amigos “escolhido” por esse semeador da verdade e do amor, de nome Mauto Diniz, engenheiro, escolheu algumas pessoas para levantar a bandeira da Doutrina Espírita, na sempre “Rainha do Vale. Dentre os despertos, para essa mensagem esclarecedora, nada mais, nada menos que o geógrafo e artista FERNÃO DIAS , que também conduziu a sua amada MARIA AGUIA, uma dessas estrelas que passa pela Terra e deixa seu rastro de luz. Revendo a ata que registra as reuniões das assembleias gerais, isso em 19 de junho de 1966, escolheu-se o nome da instituição: CENTRO ESPÍRITA JESUS DE NAZARETH. As reuniões saíram da casa do engenheiro e começou a ser realizada do primeiro andar de um prédio da Getúlio Vargas, que ainda existe. A primeira diretoria:
Presidente: Dr. Mauto de Sousa Diniz
Vice: Felinto Saturnino Diniz
1 º Secretária: Luzia Alves de Brito
Tesoureiro: Fernão Dias de Sá
Bibliotecário: José Basílio Alves
Hoje, estamos completando cinquenta anos de atividades. Nossa gratidão a esses que foram verdadeiros tratores, que trataram a terra, arrancaram os espinhos, quebraram as pedras caminho, em uma época que o espiritismo era mal visto. O nosso ponto máximo de encerramento das atividades será hoje em sua sede, com o nosso irmão da cidade de Patos, que fala bem, o expositor “Neto”.
Não vale desculpas que não vai por conta dos Forrós, depois da festa de comemoração, vamos todos ao arrasta-pé, pois quem não gosta de forró, pensa ser feliz, mas não é.
Agora comigo: - PARABÉNS CENTRO ESPIRITA JESUS DE NAZARETH! LONGA VIDA! Quem venham as outras gerações.... Ó Wall!!
INAUGURAÇÃO DO BLOG
05 de JULHO de 2010
Páginas
Visualizações
AUTOR DO BLOG
Estervalder Freire dos Santos - Ó Wall; sou blogueiro desde 2010. Terminei o Ensino Médio em 1988, não tenho Ensino Superior, Criei o Blog Só Pudia Ser Ó Wal com a ajuda dos amigos: Cristiane Sousa, Ibermon Macena, Jackson Douglas, Junior Cunha e Rodrigo Viany. Sou totalmente eclético só para expor minhas ideologias.... O blog possuí muitos textos, mas nada especifico, acredito que sejam um pouco de tudo e pouco do nada, mas também há outros. Divirta-se.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário