Por: Sara Bragança, - Médica
Saiba como evitar a verruga que causa dor e desconforto nos pés. O contágio se dá de pessoa para pessoa, ou por meio de objetos contaminados. Saiba como se proteger. Você provavelmente já ouviu falar em “olho de peixe”. Se nunca teve, talvez se lembre de alguém que sofreu com o problema, em alguma fase de sua vida, mais possivelmente na infância! Olho de peixe é o nome popular referente a uma infecção viral causada pelo vírus do HPV, com o nome correto de verruga plantar. Semelhante a um calo, esse tipo de verruga costuma dificultar o caminhar, pois há dor ao pisar sobre ela. Sara Bragança, médica pós-graduada em Dermatologia, membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, comenta que a verruga plantar caracteriza-se por uma elevação da pele. “Forma uma pequena lesão arredondada e conta com um ou vários pontos pequenos pretos no meio.” A dermatologista Márcia Linhares explica que a localização do olho de peixe, na planta dos pés, ocasiona dor e desconforto e, quando ocorre em locais de pressão, como calcanhares, muitas vezes é confundido com calosidades. “O que é mais característico é que existe um ponto central mais áspero. As verrugas podem ser ainda lisas e circunscritas, e menos dolorosas, quando são chamadas de clavus. Existem ainda as variantes mais superficiais (verruga plantar em mosaico) e as de crescimento penetrante (mirmécia)”, diz Márcia. Vale destacar que podem surgir um olho de peixe (ou seja, uma única lesão) ou vários ao mesmo tempo, espalhados pela planta dos pés.
Causas do olho de peixe e formas de contágio - Sara destaca que toda pessoa está sujeita a ter olho de peixe, mas, as crianças são mais acometidas devido ao fato do sistema imunológico delas estar mais vulnerável. Márcia explica que pequenos traumas na pele podem favorecer o contágio pelo vírus do HPV. Mas é a imunidade da pessoa que tem papel determinante neste caso. “A imunidade do indivíduo acometido é o que determina se ele vai desenvolver ou não o problema, ou seja, imunocomprometidos têm maior chance de desenvolver”, diz. A dermatologista explica ainda que o contágio se dá de pessoa para pessoa, ou por meio indireto, por exemplo, por objetos contaminados (fômites). Pode-se dizer também que o estresse facilita o aparecimento desse tipo de verruga, além do uso de medicamentos, conforme destaca Sara. Isso tudo porque esses fatores ajudam a causar a diminuição do sistema imunológico, o que propicia a infecção. DF!! Ó Wall!!!
INAUGURAÇÃO DO BLOG
05 de JULHO de 2010
Páginas
Visualizações
AUTOR DO BLOG
Estervalder Freire dos Santos - Ó Wall; sou blogueiro desde 2010. Terminei o Ensino Médio em 1988, não tenho Ensino Superior, Criei o Blog Só Pudia Ser Ó Wal com a ajuda dos amigos: Cristiane Sousa, Ibermon Macena, Jackson Douglas, Junior Cunha e Rodrigo Viany. Sou totalmente eclético só para expor minhas ideologias.... O blog possuí muitos textos, mas nada especifico, acredito que sejam um pouco de tudo e pouco do nada, mas também há outros. Divirta-se.
terça-feira, 7 de junho de 2016
Olho de peixe
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário