INAUGURAÇÃO DO BLOG

05 de JULHO de 2010

Visualizações

AUTOR DO BLOG

AUTOR  DO  BLOG
Estervalder Freire dos Santos - Ó Wall; sou blogueiro desde 2010. Terminei o Ensino Médio em 1988, não tenho Ensino Superior, Criei o Blog Só Pudia Ser Ó Wal com a ajuda dos amigos: Cristiane Sousa, Ibermon Macena, Jackson Douglas, Junior Cunha e Rodrigo Viany. Sou totalmente eclético só para expor minhas ideologias.... O blog possuí muitos textos, mas nada especifico, acredito que sejam um pouco de tudo e pouco do nada, mas também há outros. Divirta-se.

quarta-feira, 27 de abril de 2016

A Zona Rural não pertence hoje mais aos que nela nasceram

Por: Antonio Cabral - Professor de Sociologia
A Zona Rural não pertence hoje mais aos que nela nasceram, produziram e criaram seus filhos; serve aos abastados para construir pequenas granjas e cair na farra. Visitando à Zona Rural de Piancó, Santana dos Garrotes, Pedra Branca e Nova Olinda, já há algum tempo, percebi o abandono de antigas residências que já serviram à famílias enormes, com até dez pessoas em uma única casa. Nas visitas que fiz, dentro de um projeto da FAEPA/SENAR, pude observar o famoso êxodo rural. Famílias inteiras estavam deixando suas casas, seus pequenos sítios, seu roçado, seu antigo meio de sobrevivência; para encontrar uma vida "nova" na zona urbana. Era muitas comunidades abandonadas, com cinco e até oito casas, simplesmente abandonadas (conforme imagem). Em determinado momento encontro um senhor vindo em minha direção e parei, perguntei-lhe sobre o por que de não mais estarem a residir ali. Ele disse que ainda estava por lá, porque tem uma aposentadoria, mas que a sua família tinha ido embora, morar na cidade. Com esse "abandono" os valores das terras caíram muito e os que estão a residir na cidade, aproveitaram-se da situação e adquiriram pequenos lotes, onde construiram casas grandes, com alpendres, tanques (como se fosse piscina) e cercaram toda a área em arame farpado, e aproveitam os fins de semana para bebericar, ficar com a família, reunir grupos de amigos, etc. Enquanto o homem do campo, aquele que produz - e há se não fosse o produtor, como seria a vida das pessoas? Os preços dos produtos subiriam feito uma nave espacial. A terra hoje, na zona rural, tem melhorado com as poucas chuvas que caíram no Sertão. Os que insistiram na esperança de que "Deus não os abandonaria", estão sorrindo novamente. Os animais que ainda restaram, já rastejam em busca de grama e de uma pastagem rala que começa a aparecer. Ao contrário do que muitos pensam, a seca não atinge toda região nordeste. Ela se concentra numa área conhecida como Polígono das Secas. Esta área envolve parte de oito estados nordestinos (Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e parte do norte de Minas Gerais.

Causas da Seca - As principais causas da seca do nordeste são naturais. A região está localizada numa área em que as chuvas ocorrem poucas vezes durante o ano. Esta área recebe pouca influência de massas de ar úmidas e frias vindas do sul. Logo, permanece durante muito tempo, no sertão nordestino, uma massa de ar quente e seca, não gerando precipitações pluviométricas (chuvas). O desmatamento na região da Zona da Mata também contribui para o aumento da temperatura na região do sertão nordestino. A Zona Rural não pertence hoje mais aos que nela nasceram, produziram e criaram seus filhos; serve aos abastados para construir pequenas granjas e cair na farra. Ó Wall!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário