INAUGURAÇÃO DO BLOG

05 de JULHO de 2010

Visualizações

AUTOR DO BLOG

AUTOR  DO  BLOG
Estervalder Freire dos Santos - Ó Wall; sou blogueiro desde 2010. Terminei o Ensino Médio em 1988, não tenho Ensino Superior, Criei o Blog Só Pudia Ser Ó Wal com a ajuda dos amigos: Cristiane Sousa, Ibermon Macena, Jackson Douglas, Junior Cunha e Rodrigo Viany. Sou totalmente eclético só para expor minhas ideologias.... O blog possuí muitos textos, mas nada especifico, acredito que sejam um pouco de tudo e pouco do nada, mas também há outros. Divirta-se.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Doodle do Google homenageia Ole Romer, que calculou a velocidade da luz

Pois é gente, segundo o TechTudo, o Doodle do Google desta quarta-feira (7) é uma homenagem aos 340 anos da descoberta da velocidade da luz em 1676, que foi atribuída ao astrônomo dinamarquês ‪Ole Rømer (1644 — 1710). Ao clicar no doodle, o usuário é levado ao resultado calculado para a velocidade da luz: 299 792 458 m / s — que representa a velocidade de propagação da luz no vácuo, simbolizada sempre pela letra c.
No doodle de hoje, vemos que as letras estão com uma fonte que sugere à antiguidade ou à Idade Média, época em que a velocidade da luz foi medida. As letras “o”, do nome “Google”, foram substituídas pelos astros Sol, Terra, Júpiter e sua lua Io, pois foram através deles que o físico começou a calcular a velocidade da luz. Clicando uma vez no doodle, vemos uma pequena animação, onde o cientista olha em seu telescópio e depois caminha pra lá e pra cá como se estivesse pensando.
Velocidade da luz no vácuo - Porém, não foi Ole Romer o primeiro a questionar sobre a velocidade da luz e muito menos o primeiro a tentar descobri-la. Milhares de anos antes, filósofos como Empédocles e Aristóteles pensavam sobre a luz. Enquanto um defendia que a velocidade era finita, o outro era adepto da teoria acreditava que a luz era instantânea. No entanto, foi apenas em 1629 que os primeiros cientistas começaram a, de fato, fazer experiências para tentar solucionar esse enigma. O primeiro foi Isaac Beeckman, que através de um experimento com detonação de pólvora e espelhos tentou ver se havia diferença no reflexo dos espelhos. O resultado do teste foi inconclusivo. Em 1638, Galileu Galilei também tentou descobrir a velocidade da luz. Seu experimento também foi bastante simples e consistiu em duas lanternas, que podiam ser cobertas e descobertas. Ele e seu assistente ficaram a uma distância de mais ou menos 1,5 km e acendiam e desligavam suas luzes. O objetivo era ver se havia algum atraso na chegada da luz. Apesar de ter dado resultado inconclusivo, Galileu já imaginava que se a velocidade da luz não for instantânea, ela é extremamente rápida.
Como ‪Ole Rømer descobriu a velocidade da luz? - Porém, apenas em 1676 foi que o astrônomo dinamarquês Ole romer começou a fazer os seus experimentos e, curiosamente, nada tinham a ver com a velocidade da luz. Ele estava observando o eclipse de uma das luas de Júpiter e percebeu que o tempo dele variava de acordo com a distância entre a Terra e Júpiter. Se os dois planetas estivessem mais próximos, o eclipse durava menos. Se eles estivessem mais distantes, o eclipse durava mais. Deduzindo que a órbita da Terra não afetava a órbita da lua de Júpiter, Romer imaginou que a diferença de tempo só podia ser devido à velocidade da luz. Outro ponto que corroborou com suas teorias foi o fato da lua de Júpiter demorar mais para aparecer à medida que a Terra se aproximava mais do Sol. Com isso em mente, ele chegou a conclusão de que a luz refletida pela lua de Júpiter tinha uma velocidade fixa e por isso demorava mais para chegar à Terra.
O doodle de hoje homenageia a determinação de Romer da velocidade da luz que foi a demonstração em 1676 que a luz tem uma velocidade finita, portanto não viaja instantaneamente. A descoberta é geralmente atribuída ao astrônomo dinamarquês Ole Rømer (1644-1710), que trabalhava no Observatório Real em Paris na época. Rømer estimou que a luz leva cerca de 22 minutos para atravessar o dobro da distância entre a Terra e o Sol, ao estimar os eclipses da lua de Júpiter Io. Nesse caso a luz teria a velocidade de cerca de 220.000 quilômetros por segundo, cerca de 26% inferior ao valor real. Como toda grande descoberta a teoria era controversa no momento de seu anúncio, e nunca convenceu completamente o diretor do Observatório Real, Giovanni Domenico Cassini. Mas rapidamente ganhou apoio entre outros cientistas da época, como Isaac Newton. Foi confirmado apenas quase duas décadas após a morte do próprio Rømer, com a ajuda, em 1729, da aberração estelar pelo astrônomo inglês James Bradley. O Wall!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário