Continuando com o Blog da Simone Duarte, o Laboratório de Prototipagem da UEPB é o terceiro do Brasil a possuir a impressora 3D. No Brasil apenas o Centro de Tecnologia da Informação (CTI), que funciona em Campinas (SP); o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), do Rio de Janeiro; e o NUTES dispõem desta tecnologia.
O coordenador do Nutes, professor Misael Morais enfatizou que as atividades desenvolvidas no Laboratório 3D e as experiências na impressão de biomodelos são modelados a partir de imagens provenientes de arquivos de tomografia, ressonância, ultrassom e scanner, através de softwares CAD/CAM. “Esta é uma tecnologia que traz grandes avanços nas soluções médicas, principalmente, nas áreas de traumas, o que nos faz desenvolver um importante trabalho junto ao Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande. Com isso, oferecemos uma tecnologia que utiliza um equipamento de prototipagem rápida para aplicação biomédica e odontológica em 3D, também chamado de manufatura aditiva” observou Misael Morais.
De acordo com a coordenadora do Nutes, a professora Nadja Oliveira, o biomodelo ajuda na visualização da parte afetada do paciente. Os protótipos desenvolvidos no laboratório usando alta tecnologia, ajudam os médicos a planejar as cirurgias nos mais diversos tipos, principalmente, de alta complexidade. “Os biomodelos reproduzem com exatidão a anatomia da região que sofrerá intervenção médica. Com a melhoria da visualização, o planejamento cirúrgico é facilitado, diminuindo o tempo das cirurgias e reduzindo os riscos de erros médicos devido à falta de informações”, afirmou. Ó Wall!!! Continua...
INAUGURAÇÃO DO BLOG
05 de JULHO de 2010
Páginas
Visualizações
AUTOR DO BLOG
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário