Por: Luana Barros
Sol e calor formam a mistura perfeita para o verão. Porém, a exposição excessiva a eles vem aumentando significativamente as doenças de pele e, o pior, o número de mortes por câncer. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (SES) da Paraíba, nos últimos cinco anos, já morreram mais de 300 pessoas de câncer de pele e, a maioria dos casos, ocorre exatamente por causa do excesso de exposição aos raios ultravioleta do sol. E o aumento é preocupante. Enquanto em 2011 foram 49 mortes, em 2015 já são 67, um crescimento de 36,73%. E, como todas as formas de câncer, a forma mais eficaz de evitar a doença é a prevenção. Os cuidados com a exposição devem ser redobrados nesse período de sol intenso e o protetor solar não pode ser esquecido em nenhum momento do dia. É o conselho dado pela dermatologista Carla Gayoso. ‘’A melhor maneira de cuidar-se é através de medidas de proteção solar. Nunca é cedo ou tarde demais para iniciar uma proteção solar adequada. Com o passar do tempo, as consequências são mais duradouras, traduzindo-se principalmente por foto envelhecimento. A pele torna-se áspera, ressecada, enrugada e flácida. Surgem lesões ásperas e modificações em sinais que podem evoluir para o câncer de pele. Aliás, mais de 90% de todas as malignidades cutâneas ocorrem exatamente nas áreas de pele que foram expostas ao sol”, explica a médica. Carla Gayoso ressaltou a importância de perceber os sinais apresentados pelo corpo que revelam que o sol está causando problemas na pele. “A exposição excessiva em horários inadequados resulta em alterações cutâneas tanto imediatas como tardias. Além disto, os efeitos nocivos são cumulativos, desde as primeiras exposições. Em um primeiro momento, podem ocorrer ardor, queimaduras, vermelhidão, descamação e alterações pigmentares, as manchas”, pontuou. Carla Gayoso ressaltou a importância de se proteger das radiações ultravioleta A (UVA) e ultravioleta B (UVB), as principais responsáveis pelo dano solar. Ela elenca algumas dicas de como perceber que o protetor é eficaz. “Em situações como na praia e/ou piscina, para que o protetor solar seja efetivo, não devemos observar somente seu fator de proteção solar e escurecimento permanente da pigmentação (PPD), mas também sua espessura, sua capacidade de permanecer fixo, mesmo com suor e banhos repetidos”, conta.
A dermatologista Carla Gayoso enumerou dicas para se proteger do sol nesse verão.
Horário - evite exposição solar entre 10 e 16h, pois neste período os raios ultravioletas são mais intensos.
Filtro Solar - use regularmente um protetor solar com FPS mínimo de 15, o qual deve ser aplicado aproximadamente 30 minutos antes da exposição ao sol e deve ser reaplicado a cada 2 horas de exposição contínua, após mergulho, exercício ou suor excessivo. Use também protetor solar para os lábios.
Roupas - a maioria absorve ou reflete os raios UV, no entanto, dê preferência às que têm filtro solar no próprio tecido.
Chapéu - os com abas contribuem na proteção solar de áreas particularmente propensas a uma exposição solar intensa, como os olhos, orelhas, rosto, pescoço e nuca.
Óculos de sol - a exposição solar pode causar catarata e outros danos oculares. Por isso, o uso de óculos com proteção UV é mandatório.
Sombra - ficar à sombra ou debaixo do guarda-sol sempre que possível.
Lâmpadas de UVA - a prática do bronzeamento com luz artificial traz danos à pele e aos olhos desprotegidos. A exposição a lâmpadas de UVA não é mais segura que a exposição à luz solar, e o FDA (FoodandDrugAdministration) desaconselha esta prática.
Crianças - a proteção solar na criança é de fundamental importância. Não esquecer que o dano é cumulativo. Sabe- se que 70% das consequências que virão na idade madura decorrem da falta de proteção adequada dentro dos primeiros 20 anos.
Ó Wall!!!!
INAUGURAÇÃO DO BLOG
05 de JULHO de 2010
Páginas
Visualizações
AUTOR DO BLOG
Estervalder Freire dos Santos - Ó Wall; sou blogueiro desde 2010. Terminei o Ensino Médio em 1988, não tenho Ensino Superior, Criei o Blog Só Pudia Ser Ó Wal com a ajuda dos amigos: Cristiane Sousa, Ibermon Macena, Jackson Douglas, Junior Cunha e Rodrigo Viany. Sou totalmente eclético só para expor minhas ideologias.... O blog possuí muitos textos, mas nada especifico, acredito que sejam um pouco de tudo e pouco do nada, mas também há outros. Divirta-se.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário