Por: ROBERTO ALMEIDA - jornalista
Natural de São Carlos, no interior paulista, Ronald Golias teve uma vida que se confunde com a história do rádio e da televisão do Brasil. Neto de italianos, de família humilde, Golias já aos oito anos estreava nos palcos, numa escola de sua cidade natal. O humorista e ator nasceu em 1929 e em 1940, ainda menino, foi morar em São Paulo, onde foi funileiro e alfaiate. Depois entraria para um grupo chamado Acqua Loucos, um dos pioneiros em espetáculos aquáticos no Brasil. Por sugestão do futuro artista, as apresentações passaram a incluir diálogos e a performance de Ronald Golias chamou a atenção, terminando por levá-lo ao rádio. Trabalhou primeiro na Cultura e mais na frente na Rádio Nacional, então a grande vitrine de artistas no Brasil. Na emissora, conheceu Manuel da Nóbrega, pai de Carlos Alberto Nóbrega, que o levou para a televisão. Passou a integrar o elenco de “A Praça é Nossa”, um dos maiores humorísticos da TV Brasileira. No programa, o ator criou o personagem Pacífico, que ficou conhecido nacionalmente, assim como o bordão que repetia sempre nas suas apresentações: “Ô Cride, fala pra mãe...”. Com o sucesso obtido no rádio e na TV, Golias foi convidado também para trabalhar no cinema, estreando em diversas produções como Um Marido Barra Limpa, Os Três Cangaceiros, Os Cosmonautas e o Dono da Bola. Num desses filmes, atuou ao lado de Ankito e Grande Otelo, duas lendas do humor e do cinema nacional. Um dos maiores êxitos do artista de São Carlos foi o programa “A Família Trapo”, na antiga TV Record, a dos tempos da “Jovem Guarda”, não essa emissora atual, pertencente ao bispo Edir Macedo. “A Família Trapo” estreou em 1967 e ficou no ar até 1971, com grande audiência em todo o Brasil. Além de Ronald Golias, participavam do humorístico Jô Soares, bem jovem mas já gordinho, Otelo Zeloni, Cidinha Campos, Renata Fronzi e Ricardo Côrte Real. Foi na “Família Trapo” que o humorista paulista criou um dos seus mais famosos personagens: Carlos Bronco Dinossauro, o Bronco, que anos mais tarde, na TV Globo, virou o “Super Bronco. No YouTube estão disponíveis muitos vídeos de Ronald Golias na “A Praça é Nossa”, “A Escolinha de Golias” e mesmo no antigo “A Família Trapo”. Num episódio de 1967, Golias, Zeloni, Renata e Jô Soares contracenam com Pelé, numa gostosa brincadeira em que Bronco não reconhece o então Rei do Futebol brasileiro e trata ele como “um perna de pau”, querendo lhe ensinar o que fazer com a bola. Pelé tinha em torno de 25 anos, nesta época, e dá boas risadas com as intervenções do humorista. O público presente ao auditório do teatro Record foi ao delírio nesse dia, rindo muito com as tiradas de Bronco Dinossauro e aplaudindo com a admiração o jogador Pelé, quando este começou a fazer embaixadinhas com a “pelota”. Golias trabalhou até perto de morrer, em 2005, tendo como companheiro de jornada, durante muitos anos, o comediante Carlos Alberto Nóbrega. Num desses trabalhos, no SBT, fez uma sátira a “Romeu e Julieta”, de Shakespeare. Desse episódio participou a apresentadora e cantora Hebe Camargo, que quase não consegue interpretar suas falas porque ria o tempo todo das palhaçadas do Golias. Pacífico, Bronco, Golias e seu Ôcride estão no céu, quebrando a rotina do paraíso com seus gracejos. Algum tempo depois da morte do humorista, no programa “A Praça é Nossa”, Carlos Alberto Nóbrega fez uma homenagem ao amigo. Emocionado, com lágrima nos olhos, o parceiro de tantos anos de “Pacífico”, olhou pra cima e confessou diante do público:” Ô Cride, diga pra ele que eu aqui estou com muita saudade”. Querido pelas crianças, pelos adultos, admirados por colegas do meio artístico como Renato Aragão e Jô Soares, dos melhores humoristas que o Brasil já teve, Ronald Golias deixou mesmo saudades e faz falta neste Brasil sombrio e sisudo que estamos vivendo, em que até os bons programas de humor da televisão praticamente sumiram. O Wall!!!
INAUGURAÇÃO DO BLOG
05 de JULHO de 2010
Páginas
Visualizações
AUTOR DO BLOG
Estervalder Freire dos Santos - Ó Wall; sou blogueiro desde 2010. Terminei o Ensino Médio em 1988, não tenho Ensino Superior, Criei o Blog Só Pudia Ser Ó Wal com a ajuda dos amigos: Cristiane Sousa, Ibermon Macena, Jackson Douglas, Junior Cunha e Rodrigo Viany. Sou totalmente eclético só para expor minhas ideologias.... O blog possuí muitos textos, mas nada especifico, acredito que sejam um pouco de tudo e pouco do nada, mas também há outros. Divirta-se.
segunda-feira, 19 de dezembro de 2016
O HUMOR SADIO DE RONALD GOLIAS
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário