INAUGURAÇÃO DO BLOG

05 de JULHO de 2010

Visualizações

AUTOR DO BLOG

AUTOR  DO  BLOG
Estervalder Freire dos Santos - Ó Wall; sou blogueiro desde 2010. Terminei o Ensino Médio em 1988, não tenho Ensino Superior, Criei o Blog Só Pudia Ser Ó Wal com a ajuda dos amigos: Cristiane Sousa, Ibermon Macena, Jackson Douglas, Junior Cunha e Rodrigo Viany. Sou totalmente eclético só para expor minhas ideologias.... O blog possuí muitos textos, mas nada especifico, acredito que sejam um pouco de tudo e pouco do nada, mas também há outros. Divirta-se.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Controle populacional de cães e gatos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa iniciou, nesta quinta-feira (9), os serviços da Unidade de Controle Populacional de Cães e Gatos, instalada no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), na principal dos Bancários. A abertura da unidade será às 9h. No local, haverá uma mostra dos serviços prestados pelo CCZ e uma exposição de cães e gatos para adoção. A unidade, que é pioneira na Paraíba, tem como objetivo reduzir a população de animais errantes por meio de procedimento cirúrgico de esterilização e de ações educativas voltadas para a posse responsável. “Não adianta apenas fazer a cirurgia se o dono do animal não tiver responsabilidade sobre ele. É preciso entender que animais não são coisas. Se você decide ter um, é para a vida toda”, disse o biólogo e técnico em Vigilância em Saúde, Fabrício de Souza, que fará a triagem dos animais.
Depois da primeira triagem, feita com base na lista de prioridades, os animais ainda passarão por uma avaliação física e fisiológica, com exames realizados na própria unidade. “Vamos avaliar a idade do animal e as vacinas que tomou, além de fazer um hemograma e um exame de sangue para detectar a leishamniose visceral, também conhecida como calazar. Nosso objetivo é a segurança do animal”, explicou Laís Wanderlei, uma das veterinárias da equipe que fará as cirurgias.
Procedimento - A unidade pretende realizar cinco cirurgias por dia, em média – o que totaliza 25 animais por semana, ou 100 por mês. Além de Laís, a equipe conta com mais três veterinários: Suelen Almeida (cirurgiã), Felipe Sobral (cirurgião) e Sayonara Alves (anestesista). De acordo com Laís Wanderlei, o número diário de cirurgias poderá ser maior ou menor, dependendo do procedimento e da reação do animal. “A esterilização em cadelas é a mais demorada; em segundo lugar, vêm as gatas. Com os machos, sejam cães ou gatos, o procedimento é mais rápido”, disse a veterinária. Ó Wal!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário