INAUGURAÇÃO DO BLOG

05 de JULHO de 2010

Visualizações

AUTOR DO BLOG

AUTOR  DO  BLOG
Estervalder Freire dos Santos - Ó Wall; sou blogueiro desde 2010. Terminei o Ensino Médio em 1988, não tenho Ensino Superior, Criei o Blog Só Pudia Ser Ó Wal com a ajuda dos amigos: Cristiane Sousa, Ibermon Macena, Jackson Douglas, Junior Cunha e Rodrigo Viany. Sou totalmente eclético só para expor minhas ideologias.... O blog possuí muitos textos, mas nada especifico, acredito que sejam um pouco de tudo e pouco do nada, mas também há outros. Divirta-se.

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Calendário Gregoriano faz 434 anos em vigor e recebe Doodle do Google

Bom, segundo o TechTudo, o Calendário Gregoriano completa hoje (4 de outubro) 434 anos e o Google preparou uma homenagem em forma de Doodle Google. Esse calendário, que é comumente utilizado em quase todo o mundo, marca os dias e meses do ano solar. Essa contagem foi criada pela Igreja Católica e pelo Papa Gregório XIII, em outubro de 1582, e só começou a ser usado, de fato, no dia 15 daquele mesmo mês.
Calendário 2016: fique sabendo de todos feriados brasileiros do ano. O motivo da criação se deu por conta de um "erro" no Calendário Juliano, criado pelo imperador Júlio César, de Roma. À época, foi descoberto que o calendário em vigor estava 11 dias atrasado, o que acarretava em um atraso também no cálculo do início e fim das estações do ano, além do atraso no equinócio da primavera. O Gregoriano é o calendário tal qual conhecemos hoje: anos com 365 dias, 12 meses; semanas com sete dias e dias com 24 horas. Os anos bissextos ocorrem a cada quatro anos, mas para sanar o erro do calendário anterior - que já contava com os bissextos - existem algumas excessões: são bissextos os anos divisíveis por quatro, mas não são aqueles que são divisíveis por 100, a não que se sejam também por 400. Essa regra foi criada para evitar um atraso anterior.
A criação desse novo calendário, além de acabar com os 11 dias de atraso do Calendário Juliano, sincronizou eventos astronômicos e as estações do ano, como o equinócio da primavera e o solstício de verão. Isso fez com que o calendário que rege o planeta se aproximasse do movimento do sol e, como consequência, dos eventos naturais.
História do Calendário Gregoriano - Entre os dias 5 e 14 de outubro, o tempo não foi considerado pelo novo calendário. Estes 11 dias de transição foram necessários para acertar o tempo e foram oficialmente declarados não-existentes pelo Papa e por sua comissão organizada para formulação. Estudiosos como Ignazio Danti, Luigi Giglio, Christopher Clavius e Aloysius Lilius participaram da decisão pela mudança no calendário, que demorou cinco anos para ser reunida, discutida e, enfim, aprovada. Assim, o Calendário Gregoriano começou a ser usado oficialmente em Portugal, Espanha e Itália, mas atualmente é o mais usado em praticamente todos os países do mundo. O Doodle do Google que homenageia o calendário traz pequenas folhas de calendário, cada uma com uma letra que compõe o nome do buscador. Além disso, as datas de outubro 4 e 3, que marcam o início do “tempo não existente”, também foram representadas. Ó Wall!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário