INAUGURAÇÃO DO BLOG

05 de JULHO de 2010

Visualizações

AUTOR DO BLOG

AUTOR  DO  BLOG
Estervalder Freire dos Santos - Ó Wall; sou blogueiro desde 2010. Terminei o Ensino Médio em 1988, não tenho Ensino Superior, Criei o Blog Só Pudia Ser Ó Wal com a ajuda dos amigos: Cristiane Sousa, Ibermon Macena, Jackson Douglas, Junior Cunha e Rodrigo Viany. Sou totalmente eclético só para expor minhas ideologias.... O blog possuí muitos textos, mas nada especifico, acredito que sejam um pouco de tudo e pouco do nada, mas também há outros. Divirta-se.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Campanha de vacinação contra raiva

A Campanha de vacinação contra raiva acontece neste sábado (28) na PB. Para cães e gatos. Na Paraíba a meta é imunizar 607.643 animais, sendo 414.892 cães e 192.751 gatos. Para isso serão colocados a disposição da população mais de 800 postos espalhados nos 223 municípios do Estado, que funcionarão das 08 às 17 horas, mobilizando aproximadamente seis mil profissionais de saúde. “Pelo quinto ano consecutivo será utilizada a vacina de cultivo celular em cães e gatos, que tem uma melhor resposta imunológica e ação mais duradoura e que também faz parte do protocolo assinado pelos países latinos, junto a Organização Mundial da Saúde, que pretende eliminar a Raiva Humana transmitida por cães, principal fonte de infecção no ciclo urbano, até o ano de 2015”, explicou o chefe do Núcleo de Zoonoses da SES, Francisco de Assis Azevedo. Gente, Vale ressaltar que serão utilizadas seringas e agulhas descartáveis na proporção de uma seringa e uma agulha para cada animal vacinado, proporcionando uma melhor qualidade no serviço, evitando possíveis contaminações. Até o mês de agosto de 2013 a SES não registrou nenhum caso de raiva canina na Paraíba. Ano passado foi registrado um caso em morcego e oito em bovinos, onde a principal fonte de infecção é o morcego hematófago. A Paraíba não registra caso de raiva humana há 14 anos. O último caso da doença em humanos foi em junho de 1999.
A doença – A raiva é uma doença infecciosa aguda, de etiologia viral, transmitida ao homem por meio da mordedura, arranhadura, lambedura de mucosas ou pele lesionada por animais raivosos, provocando uma encefalite viral aguda. A transmissão ocorre quando o vírus rábico existente na saliva do animal infectado penetra no organismo. A doença acomete o sistema nervoso central, levando ao óbito após curta evolução. É letal em aproximadamente 100% dos casos, por ser causada por um vírus mortal, tanto para os homens quanto para os animais, e a única forma de evitá-la é pela vacinação anual, que não tem contra-indicação. Ó Wall



Nenhum comentário:

Postar um comentário