Continuando com a Fonte: ZH.Clicrbs
Como fazer um balanço bem feito do ano que passou? - Se você não quer levar a sério, não faça. Se quiser, vai dar trabalho e não vai acontecer na mesa de jantar no dia 25. Tem gente que precisa, que está no momento para isso, que está querendo pensar para tomar decisões. Mas o balanço mal feito serve apenas para ver quanto o ego mede.
Como você avalia a tradição de criar metas para o ano seguinte? - Como parar de fumar ou emagrecer, metas são formas de objetivar os desejos, expressar o que queremos em termos tangíveis. Cada um deveria ter condições de imaginar que seus próprios desejos não se resumem apenas a metas e objetivos, eles são apenas pontos na direção disso. Quando identificamos desejos com metas, empobrecemos, como se reduzíssemos nosso sonhar ao tamanho delas. Descobrir desejos envolve um exercício maior da nossa atividade de memória e imaginação. O desejo é muito mais que querer fazer uma viagem ou alcançar um título. Mas como, em geral, não queremos um balanço que dê muito trabalho, não nos propiciamos a uma grande investigação sobre o que queremos.
Como descobrir nossos desejos? - Os desejos não nascem do nada. A pessoa que perdeu seus desejos, que não lembra ou não quer lembrar sua história, como aqueles que odeiam o próprio aniversário, em geral terá dificuldade para tecer o fio do desejo que liga quem somos ao que fomos, inventando o que seremos. Para isso, seria necessário examinar a intensidade e a qualidade do que está realmente vinculado a certas coisas que chamamos de desejo. Esse tipo de apreciação é muito importante, mas muito difícil. É por isso que muitos casais se separam nesta época do ano. Tipicamente isso não acontece porque os últimos tempos foram penosos ou porque o presente é sentido como um deserto de sacrifícios, mas porque não se consegue imaginar um futuro juntos. O problema para a nossa criação de desejos é que eles são compartilhados, sua gênese é coletiva, desejamos o desejo do outro. Por outro lado, estamos em um momento em que somos obrigados a vivê-los de uma forma estritamente individualizada. Um exemplo: o desejo de uma transformação política ou de um mundo sustentável é tido como uma coisa fraca, não um desejo real. Como se desejos reais fossem apenas de você com você mesmo. Ó Wall!!! Continua...
INAUGURAÇÃO DO BLOG
05 de JULHO de 2010
Páginas
Visualizações
AUTOR DO BLOG
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário