INAUGURAÇÃO DO BLOG

05 de JULHO de 2010

Visualizações

AUTOR DO BLOG

AUTOR  DO  BLOG
Estervalder Freire dos Santos - Ó Wall; sou blogueiro desde 2010. Terminei o Ensino Médio em 1988, não tenho Ensino Superior, Criei o Blog Só Pudia Ser Ó Wal com a ajuda dos amigos: Cristiane Sousa, Ibermon Macena, Jackson Douglas, Junior Cunha e Rodrigo Viany. Sou totalmente eclético só para expor minhas ideologias.... O blog possuí muitos textos, mas nada especifico, acredito que sejam um pouco de tudo e pouco do nada, mas também há outros. Divirta-se.

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Laboratório 3D da UEPB - 2ª Parte

Continuando com o Blog da Simone Duarte, o Laboratório de Prototipagem da UEPB é o terceiro do Brasil a possuir a impressora 3D. No Brasil apenas o Centro de Tecnologia da Informação (CTI), que funciona em Campinas (SP); o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), do Rio de Janeiro; e o NUTES dispõem desta tecnologia.
O coordenador do Nutes, professor Misael Morais enfatizou que as atividades desenvolvidas no Laboratório 3D e as experiências na impressão de biomodelos são modelados a partir de imagens provenientes de arquivos de tomografia, ressonância, ultrassom e scanner, através de softwares CAD/CAM. “Esta é uma tecnologia que traz grandes avanços nas soluções médicas, principalmente, nas áreas de traumas, o que nos faz desenvolver um importante trabalho junto ao Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande. Com isso, oferecemos uma tecnologia que utiliza um equipamento de prototipagem rápida para aplicação biomédica e odontológica em 3D, também chamado de manufatura aditiva” observou Misael Morais.
De acordo com a coordenadora do Nutes, a professora Nadja Oliveira, o biomodelo ajuda na visualização da parte afetada do paciente. Os protótipos desenvolvidos no laboratório usando alta tecnologia, ajudam os médicos a planejar as cirurgias nos mais diversos tipos, principalmente, de alta complexidade. “Os biomodelos reproduzem com exatidão a anatomia da região que sofrerá intervenção médica. Com a melhoria da visualização, o planejamento cirúrgico é facilitado, diminuindo o tempo das cirurgias e reduzindo os riscos de erros médicos devido à falta de informações”, afirmou. Ó Wall!!! Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário