INAUGURAÇÃO DO BLOG

05 de JULHO de 2010

Visualizações

AUTOR DO BLOG

AUTOR  DO  BLOG
Estervalder Freire dos Santos - Ó Wall; sou blogueiro desde 2010. Terminei o Ensino Médio em 1988, não tenho Ensino Superior, Criei o Blog Só Pudia Ser Ó Wal com a ajuda dos amigos: Cristiane Sousa, Ibermon Macena, Jackson Douglas, Junior Cunha e Rodrigo Viany. Sou totalmente eclético só para expor minhas ideologias.... O blog possuí muitos textos, mas nada especifico, acredito que sejam um pouco de tudo e pouco do nada, mas também há outros. Divirta-se.

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Utilizando Drone, AESA fará monitoramento do Rio Piancó

Bom, segundo o Secon-PB, a bacia hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu vai ser monitorada por um drone a partir de janeiro de 2016. A iniciativa é fruto de um projeto da Universidade Federal do Rio Grande Norte (UFRN) em parceria com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba e a Empresa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). Com o auxílio do pequeno veículo aéreo não tripulado, os técnicos dos órgãos envolvidos irão detalhar as principais características da bacia, como o curso do rio e as condições da vegetação. O objetivo do projeto é ajudar na previsão de eventos extremos, como enchentes e secas. Esta nova tecnologia também utiliza sensores infravermelhos para fazer mapeamento e monitoramento hidrológico. “Por meio desta parceria, a Aesa poderá melhorar a sua capacidade operativa, tanto nas ações de fiscalizações, quanto no planejamento espacial das atividades”, informou o presidente da Aesa, João Fernandes da Silva. Entre os dias 16 e 20 deste mês, técnicos das Aesa, Emparn e UFRN participaram de um treinamento na seda da empresa agropecuária, onde aprenderam a operar o drone que será utilizado nas pesquisas de campo. “O aparelho é uma plataforma aérea sofisticada. Ele já decola com uma rota de voo previamente definida e tem capacidade para transportar diferentes sistemas de captura de imagens”, destacou o gerente executivo de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Alexandre Magno Teodósio de Medeiros. Participaram do treinamento os técnicos Tayron Juliano e Andre Luiz Soares Velozo.
Características da bacia - O rio Piancó-Piranhas-Açu nasce na Serra de Piancó no estado da Paraíba e desemboca próximo à cidade de Macau no Rio Grande do Norte. A perenidade de seu fluxo é assegurada por dois reservatórios: Coremas – Mãe d’Água, na Paraíba, com capacidade de 1,360 bilhões de m³ e a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no Rio Grande do Norte, com 2,4 bilhões de m³. Ó Wall!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário